APÓS INAUGURAR BASE EM MACAÉ, ACRO CABOS PROJETA EXPANSÃO DE NEGÓCIOS NO SETOR OFFSHORE DURANTE OS PRÓXIMOS CINCO ANOS
Especializada em produtos e serviços para amarração, elevação e movimentação de cargas, a Acro Cabos vive um momento de expectativas positivas no segmento offshore. Conforme noticiamos recentemente, a empresa inaugurou uma base em Macaé (RJ), de olho no atendimento às demandas do setor. Com a nova planta, a companhia passa a oferecer uma grande gama de equipamentos e diversos serviços na região. Em entrevista ao Petronotícias, o sócio-diretor da Acro Cabos, Rafael Simon, explica que o investimento na unidade se deve às perspectivas promissoras de novos negócios no mercado offshore. A projeção é de crescimento no volume de vendas nos próximos anos. “Nossas perspectivas são as melhores em função das notícias que temos recebido, seja em portais específicos ou em reuniões comerciais e técnicas com os clientes e prospects. Definimos metas de atendimento e de vendas audaciosas com nossas equipes comercial, técnica e de serviços para os próximos cinco anos”, afirmou. “Temos contratos firmados recentemente, atendemos muitas demandas spot e seguimos trabalhando arduamente para conquistarmos novos clientes e negócios”, finalizou.
Como tem sido até aqui a atuação da empresa no setor de óleo e gás?
Demandas pontuais geradas por nossa equipe de vendedores da unidade São Paulo e por nossas participações nas feiras Brasil Offshore e Rio Oil & Gas ao longo dos anos anteriores.
Como surgiu o interesse de ampliar suas atividades e abrir a nova unidade em Macaé? Quanto foi investido nessa unidade?
Com a retomada do setor petrolífero nas atividades de exploração e produção nos últimos quatro anos, notamos o aumento significativo das demandas dos nossos clientes pontuais e, com o objetivo de melhor atendê-los e expandir nossa participação neste mercado, idealizamos a construção da nova base fabril e de apoio em Macaé (RJ) durante o ano de 2023.
A Acro Cabos investiu na aquisição de insumos e produtos acabados de fornecedores renomados mundialmente, destinados à elevação e amarração de cargas, e também em equipamentos de última geração para prestar serviços de inspeção eletromagnética em cabos de aço de usos gerais e especiais compactados, ensaios destrutivos e não destrutivos em elementos de elevação e amarração. A empresa também montou a fábrica de lingas de cabos de aço no Polo Industrial de Cabiúnas. Prestamos serviços de treinamentos e consultorias destinados à movimentação e amarração de cargas com segurança em nossa base ou na base do cliente.
Seguimos expandindo as equipes técnica, comercial e de operações por meio da contratação de profissionais especializados e altamente capacitados. Obtivemos a certificação ISO 9001:2015 no início do segundo semestre de 2023 e nos encontramos no processo final de qualificação da classificadora DNV para obtenção do certificado Type Approval para fabricação e reparo de lingas de cabos de aço para contentores offshore, em conformidade com a norma DNV-ST-E271 / 273.
Quais são os novos tipos de negócios que podem surgir a partir desse novo investimento?
Desde nossa matriz, em São Paulo, atendemos demandas de empresas do setor petrolífero e de outros segmentos de mercado em todo o país. Porém, há muitas oportunidades na região [de Macaé], onde a distância impede a execução de serviços e fornecimentos de equipamentos de maneira emergenciais, sendo esta uma característica marcante do setor.
Alguns dos principais famílias de produtos atendidos por nossa base fabril em Macaé são: moitões, polias e soquetes de alta performance da holandesa Ropeblock para cabos de aço e guindastes de qualquer tipo e marca; Balancins modulares e trolleys para movimentação de cargas; fabricação e reparo de lingas de cabos de aço NBR, com Type Approval DNV e groomets; lingas de cintas sintéticas em PES e HMPE, planas e tubulares com ou sem proteções; e Células de carga para monitoramento de operações de elevação de cargas e operações offshore da britânica DLM – Dynamic Load Monitoring.
Além desses, os demais produtos pela unidade são: lingas de corrente G8 e sintéticas para uso específico em ambiente offshore da holandesa Van Beest – Green Pin; talhas de corrente manuais, elétricas, pneumáticas e de alavanca para uso offshore e em áreas classificadas do grupo Kito Crosby; acessórios metálicos (manilhas, esticadores, clips especiais, elo kenter) da holandesa Van Beest; ganchos ROV da holandesa Van Beest e da britânica Nautilus; e cabos sintéticos de PES, PA, BLEND e UHMPE para atracação, reboque e ancoragem.
Quais são os serviços que a empresa passará a oferecer para o segmento offshore?
Os principais serviços oferecidos em nossa nova unidade são: inspeção eletromagnética em cabos de aço de usos gerais e especiais compactados; ensaios destrutivos e não destrutivos em elementos de elevação e amarração; inspeção visual e dimensional em elementos de elevação e amarração de cargas; e preservação de lingas de cabos de aço e acessórios para elevação e amarração de cargas.
Além disso, realizamos treinamentos de formação de inspetor em uso seguro, especificação, utilização e inspeção de: cabos de aço em equipamentos (ABNT NBR 4309 e 2408); lingas de cabos de aço (ABNT NBR 13541-1, 13541-2); cintas sintéticas planas e tubulares (ABNT NBR 15637-1, 15637-2 e 15637-3); correntes G8 e acessórios (EN 818, EN 1677 entre outras); manilhas de carga (NBR 13545 e estrangeiras); e amarração e fixação de cargas para o transporte rodoviário, ferroviário e marítimo (ABNT NBR 15883-1, 15883-2, EN 12195-3, EN 12195-4 e resoluções específicas do Contran);
Como estão as perspectivas com o mercado offshore brasileiro?
Nossas perspectivas são as melhores em função das notícias que temos recebido, seja em portais específicos ou em reuniões comerciais e técnicas com os clientes e prospects. Definimos metas de atendimento e de vendas audaciosas com nossas equipes comercial, técnica e de serviços para os próximos cinco anos.
Por fim, poderia revelar alguns detalhes de possíveis novos negócios/contratos que estejam no radar da empresa?
Temos uma agenda de reuniões e visitas técnicas planejadas para os próximos meses nas principais empresas do setor, visando ao estreitamento das relações. Queremos conhecer as demandas e colocar toda nossa expertise à disposição dos clientes. Temos contratos firmados recentemente, atendemos muitas demandas spot e seguimos trabalhando arduamente para conquistarmos novos clientes e negócios.
Deixe seu comentário