INB ENVIARÁ 250 TONELADAS DE URÂNIO PRODUZIDO NA BAHIA PARA ETAPA DE CONVERSÃO NO EXTERIOR
A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) anunciou hoje (18) que retomará a exportação de concentrado de urânio, conhecido na indústria nuclear como yellowcake, produzido na Bahia. A última operação do tipo aconteceu há cinco anos. A INB vai lançar uma licitação internacional, em abril, para contratar uma empresa que realizará a conversão do yellowcake em gás hexafluoreto de urânio (UF6). Após a conversão, o UF6 retornará ao Brasil e será usado na produção de combustível nuclear destinado às usinas de Angra 1 e 2.
O presidente da INB, Adauto Seixas, estimou que cerca de 250 toneladas de yellowcake, produzido na unidade da INB em Caetité (BA) serão enviadas para o exterior até agosto deste ano para o processo de conversão. A INB será responsável pelo transporte marítimo internacional, enquanto a empresa contratada cuidará do seguro contra eventuais perdas e danos durante o transporte.
A INB afirmou ainda que notificará a empresa contratada sobre a disponibilidade da carga para embarque entre um e cinco meses após a assinatura do contrato. O embarque deverá ocorrer até três meses após a notificação da disponibilidade da carga. A empresa contratada terá até 10 meses após o embarque do yellowcake para entregar o material em uma instalação de enriquecimento indicada pela INB. Para lembrar, o processo de conversão do yellowcake para UF6 ocorre no exterior. Mas, de acordo com a INB, existem planos para a implantação da etapa de conversão em sua unidade em Resende (RJ).
Deixe seu comentário