COMPAGAS RECEBEU 14 PROPOSTAS EM CHAMADA PÚBLICA PARA AQUISIÇÃO DE BIOMETANO
A Compagas recebeu 14 propostas de dez empresas em sua segunda chamada pública para aquisição de biometano. A soma das propostas pode ultrapassar o potencial diário de 320 mil m³ de gás natural renovável para o Paraná. Esse volume se aproxima da atual produção nacional, que está em cerca de 400 mil m³/dia. As propostas agora estão sendo analisadas e negociadas pela equipe técnica da Compagas.
O CEO da Companhia, Rafael Lamastra Júnior, destaca o resultado do processo: “A estratégia da Compagas está no desenvolvimento de um mercado sustentável e eficiente, com energia renovável. Nossa meta é distribuir até 2026, 15% de biometano, o que corresponde a cerca de 100 mil m³/dia de gás renovável, e o resultado dessa nova chamada consolida nossas expectativas de que será possível alcançar esse objetivo”.
Nas propostas recebidas pela Compagas, a produção de biometano está vinculada ao aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos provenientes dos municípios, bem como do setor agrícola, através das usinas de açúcar, etanol, da suinocultura e da bovinocultura. As empresas produtoras de biometano apresentaram suas propostas para diversas regiões do Paraná, incluindo Norte, Norte-Central, Metropolitana, Centro-Oriental e Oeste. Esses projetos contemplam a injeção do biometano nas redes de distribuição já existentes da Compagas, além de iniciativas para expandir a oferta através de redes isoladas.
A iniciativa faz parte da estratégia da Companhia de transformar sua matriz energética, promovendo o aumento da distribuição de biometano, uma fonte de energia limpa e 100% renovável, para atender os usuários do Paraná e expandir sua atuação para outras regiões do estado. “O Paraná é líder em sustentabilidade no País e tem no agronegócio uma gigantesca força para a geração de biogás e biometano e nós vamos aproveitar esse potencial para transformar de forma progressiva a nossa matriz energética”, finalizou Lamastra.
Deixe seu comentário