A ROSATOM PODE AMPLIAR OS ENTENDIMENTOS NUCLEARES COM A BOLÍVIA E INICIAR NEGÓCIOS COM O LÍTIO | Petronotícias




faixa - nao remover

A ROSATOM PODE AMPLIAR OS ENTENDIMENTOS NUCLEARES COM A BOLÍVIA E INICIAR NEGÓCIOS COM O LÍTIO

boliDurante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF), na Rússia, o CEO da Corporação Estatal de Energia Atômica Rosatom, Alexey Likhachev, reuniu-se com o presidente da Bolívia, Luis Arce Catacora. Durante o encontro, foram discutidas questões relacionadas à cooperação bilateral nos setores de energia nuclear pacífica e indústria do lítio. Alexey Likhachev informou ao presidente Luis Arce sobre o progresso na construção do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Nuclear (CIDTN) em El Alto, destacando sua importância socioeconômica. as duas partes enfatizaram a relevância do complexo ciclotron do centro para o setor de medicina na Bolívia e seu impacto positivo na assistência médica, além de ressaltarem o valor do Centro Multiuso de Irradiação para o desenvolvimento do país.

O CEO da Rosatom confirmou que a construção do centro, incluindo todas as suas instalações, está dentro do cronograma planejado. Em relação ao lítio, Alexey Likhachev compartilhou com Luis Arce Catacora as competências e tecnologias da Rosatom na mineração e industrialização do lítio. A Rosatom e o presidentebol boliviano destacaram os benefícios das tecnologias russas para o desenvolvimento econômico da Bolívia e a proteção ambiental. Alexey Likhachev expressou o compromisso da Rosatom em desenvolver de forma abrangente a cooperação bilateral nessa área e iniciar a implementação de projetos conjuntos na Bolívia.

Para Lembrar, o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF) é um dos eventos mais importantes no espaço econômico da Comunidade dos Estados Independentes (CEI). O tema central do SPIEF 2024 é “a base de um mundo multipolar: Formação de novos pontos de crescimento”. Os participantes discutiram perspectivas como desenvolvimento da indústria farmacêutica e de saúde, mercado de trabalho moderno, novas tecnologias, desenvolvimento do Ártico e da Rota do Mar do Norte, entre outros. A Rosatom foi o parceiro principal do SPIEF em 2024.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of