A ABC CARGAS IMPORTA TECNOLOGIAS EUROPEIAS PARA MELHORAR PERFORMANCE DE TRANSPORTE NO BRASIL | Petronotícias




faixa - nao remover

A ABC CARGAS IMPORTA TECNOLOGIAS EUROPEIAS PARA MELHORAR PERFORMANCE DE TRANSPORTE NO BRASIL

daniSegundo a 34ª Pesquisa do Uso da Tecnologia da Informação nas Empresas elaborada pelo Centro de Tecnologia da Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGVcia), em 2022, as empresas brasileiras destinaram, em média, 9% da receita para gastos e investimentos em tecnologia da informação (TI). O levantamento foi realizado com mais de duas mil empresas de médio e grande porte, atuantes nos setores de serviços (51%), indústria (38%) e comércio (11%). Um dos setores presentes nesta pesquisa foi o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC). As empresas desse segmento precisam, anualmente, estar alinhadas à inovação para se manterem competitivas no mercado, o que inclui o compromisso de integrar cada vez mais tecnologia aos seus processos. Danilo Guedes, presidente da ABC Cargas – transportadora especializada no transporte de caminhões e ônibus zero quilômetro –, destaca a necessidade e a importância de incluir, nos planejamentos anuais da empresa, investimentos em tecnologia, seja nas operações, seja nos serviços internos: “A ABC é uma das principais empresas especializadas nesse tipo de transporte, tanto no Brasil quanto na América do Sul. Dentro do nosso core business, temos investimentos em tecnologia e inovação, pois entendemos que isso não pode ser considerado gasto, mas, sim, oportunidades de crescimento.”

De acordo com a consultoria IDC Brasil, em 2023, os investimentos em tecnologia e telecomunicações no país somaram cerca de US$ 80 bilhões. Na ABC Cargas, porCAMIN exemplo, em 2024, a empresa buscou soluções para um dos desafios do setor, especialmente nas pranchas utilizadas no transporte de caminhões e ônibus: “Nos trajetos que realizamos pelas malhas rodoviárias, surgem algumas dificuldades relatadas pelos motoristas, principalmente no momento de passar com a mercadoria pelas pontes, devido à altura da carga. Com isso, fomos até a Europa em busca de soluções e encontramos pranchas hidráulicas com alta tecnologia embarcada, que permitem diminuir a altura da carga. Esse será um diferencial para aumentar a segurança, eficiência e agilidade nos nossos serviços. Para 2025, já planejamos a utilização de novas carretas com essas novidades.

Atualmente, as empresas estão focadas no planejamento para o próximo ano. Com o término de 2024 próximo, os últimos dias do ano são cruciais para definir visões e estratégias que as lideranças do setor buscam implementar, além de analisar as dificuldades do segmento. “Este ano foi bastante desafiador, mas também promissor. Tivemos bons resultados; e os números obtidos nos ajudam a ter mais ambição para a próxima temporada. Sabemos que o TRC é um setor com grande volatilidade e precisamos estar atentos a todos esses fatores. No entanto, vejo com otimismo o futuro do setor”, concluiu o executivo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of