CENTRAL NUCLEAR SIZEWELL NO REINO UNIDO CONTRATA A URENCO PARA ENRIQUECER URÂNIO E A FRAMATOME PARA FORNECER COMBUSTÍVEL
A Sizewell C assinou um contrato de fornecimento de serviços de enriquecimento de urânio de seis anos com a Urenco e um contrato de fabricação de combustível de longo prazo com a Framatome para combustível da usina nuclear, no Reino Unido. O contrato de fornecimento para serviços de enriquecimento de urânio apoiará os primeiros seis anos de operação da usina que terá dois reatores. Os serviços de enriquecimento serão prestados na unidade de enriquecimento da Urenco em Capenhurst, perto de Chester, no noroeste da Inglaterra. Boris Schucht(foto principal), CEO da Urenco, disse que “A importância de Sizewell C para o futuro energético do Reino Unido não pode ser subestimada, e a Urenco tem orgulho de ter sido selecionada como fornecedora preferencial. Isso apoiará as milhões em contribuições econômicas que fazemos ao Reino Unido todos os anos por meio da unidade de enriquecimento que temos em Cheshire, uma
das quatro que possuímos globalmente, além de ajudar a desenvolver habilidades na indústria nuclear, criar empregos e fortalecer as cadeias de suprimentos.”
A Sizewell C também assinou um acordo de fabricação de combustível de longo prazo com a Framatome para os primeiros núcleos e diversas recargas subsequentes. O combustível será inicialmente fabricado usando urânio enriquecido na fábrica da Framatome em Romans, França, até que sua nova unidade no Reino Unido esteja disponível. A Sizewell C afirmou que a fábrica no Reino Unido criará novos empregos e reduzirá a dependência de importações de combustível, fortalecendo a segurança do abastecimento de combustível no Reino Unido.
A Framatome já havia anunciado contratos multibilionários com a Sizewell C, incluindo a entrega de dois sistemas de produção de calor nuclear para o projeto. Lionel Gaiffe(esquerda), Vice-Presidente Executivo Sênior da Unidade de Negócios de Combustíveis da Framatome, disse que “A Framatome tem orgulho de estender sua parceria com a Sizewell C por meio deste contrato de fornecimento de combustível. Continuamos profundamente comprometidos em ajudar o país a atingir suas metas de zero emissões líquidas e contribuir para fortalecer a segurança do fornecimento de combustível por meio de uma cadeia de suprimentos diversificada e resiliente.”
O plano é que Sizewell C tenha dois reatores EPR, produzindo 3,2 GW de eletricidade, o suficiente para abastecer o equivalente a cerca de seis milhões de residências por pelo menos 60 anos. Seria um projeto semelhante ao da usina de duas unidades que está sendo construída em Hinkley Point C, em Somerset, com o objetivo de construí-la mais rapidamente e com menor custo, como resultado da experiência adquirida com o que é o primeiro novo
projeto de construção nuclear no Reino Unido em cerca de três décadas. A decisão final de investimento para o projeto Sizewell C foi tomada em julho deste ano.
Julia Pyke(direita) e Nigel Cann(esquerda), diretores administrativos conjuntos da Sizewell C, disseram que “Esses dois contratos representam um momento importante para a Sizewell C e para a segurança energética no Reino Unido.
Trata-se de fornecer o fornecimento de combustível para um projeto que abastecerá 7% das necessidades energéticas do Reino Unido. Este também é outro grande momento para os empregos nucleares no Reino Unido. O combustível que abastecerá nossos reatores será de baixo carbono e predominantemente proveniente do Reino Unido, produzido por trabalhadores britânicos qualificados. Já nos comprometemos a entregar 70% do valor da construção do projeto para empresas britânicas, e investir na fabricação de combustível aqui no Reino Unido nos ajudará a aumentar esse valor para cerca de 90% ao longo da vida útil do projeto. É isso que queremos dizer com fazer infraestrutura de forma diferente, e isso coloca a segurança energética do Reino Unido e nossa cadeia de suprimentos nuclear em uma posição muito mais forte.”

publicada em 17 de outubro de 2025 às 15:00 




