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MERCADO DE PROTEÇÃO DE CASCOS E TUBULAÇÕES DEVE CRESCER EM 2012

A Sacor Siderotécnica é a empresa líder no mercado brasileiro em sistemas de proteção catódica, que serve para aumentar a resistência de cascos de navios, tubulações e quaisquer superfícies que fiquem submersas por muito tempo, em relação à corrosão. Há três anos a empresa vem se focando mais na área de óleo e gás, acompanhando os projetos da Petrobrás e de outras companhias do setor, e agora está com grandes expectativas para 2012. O responsável pela engenharia da Sacor, Alexandre Venâncio, conversou com o repórter Daniel Fraiha e contou os planos da empresa.

Qual é o foco da empresa no mercado de óleo e gás?

Fazemos proteção catódica para as estruturas offshore e onshore. O nosso ramo é dividido em dois segmentos, sendo um a fundição de metais para a indústria mecânica, fazendo ligas de bronze, e outro relacionado aos anodos para a proteção catódica (procedimento em que são utilizadas correntes elétricas para aumentar a resistência de superfícies à corrosão). Nossos trabalhos são feitos em plataformas de petróleo, em cascos de embarcação, estruturas de píer e etc. Qualquer estrutura que fica submersa é protegida por anodos, que entram como reforço da pintura. Há estruturas, como plataformas ou tubulação de óleo e gás, que operam por 25, 30 anos e não podem ser retiradas do mar, sendo que nenhuma tinta garante tanto tempo de proteção, então, o anodo entra como complemento contra a corrosão.

Quanto a área de óleo gás representa para a Sacor?

Hoje praticamente 80%. De uns três anos para cá o bronze ficou com preço fora de mercado na indústria mecânica, pois o cobre, que é a matéria prima, está com preços muito altos. Com a necessidade da Petrobrás de autossuficiência de gás, ela se pautou para chegar a esse objetivo em 2013, e está com vários projetos nessa busca. Talvez esse prazo não seja atingido por questões do próprio mercado, mas estamos com os trabalhos em andamento ligados a esses planos.

Quais são os negócios da empresa em andamento?

Hoje trabalhamos com projetos de proteção de plataformas e navios em geral. Além disso, produzimos anodos para praticamente todas as companhias de navegação do Brasil. Os navios normalmente são docados entre a cada 3 e 5 anos para a manutenção, pintura e troca de anodos, então sempre existem navios necessitando dos nossos serviços.

O CTDUT está com pesquisas relacionadas ao descolamento de revestimentos externos em função da presença de proteção catódica feita sem o balanceamento correto. Como evitar isso?

Utilizamos parâmetros para fazer o projeto de proteção catódica, liberando uma corrente bem baixa para fazer a proteção. Quando o meio que você utiliza não é suficiente para proteger, utilizamos retificadores, que servem para reforçar a proteção, e se por acaso for utilizada uma corrente alta, pode gerar esse tipo de caso. Mas nossos procedimentos são muito bem estruturados, com uma experiência de anos no setor, e normalmente utilizamos muita literatura procurando seguir à risca os padrões e os parâmetros.

Quais são os principais clientes da Sacor?

São muitos, como Technip, Brasfels, Subsea7, Petrobrás, Saipem, GE Óleo e Gás, Andrade Gutierrez, FMC Technologies, entre outros. Hoje somos líderes no Brasil em proteção catódica.

Como vêem as regras de conteúdo local?

Procuramos participar da melhor forma possível, fabricar o máximo das coisas possíveis em território nacional, embora na liga do anodo um dos componentes não exista no Brasil, mas é uma parcela muito pequena. Cerca de 95% dele é feito aqui.

Como foi o ano de 2011 para a Sacor?

Foi um ano que começou fraco, mas depois houve uma recuperação e melhorou bem, sendo que para 2012 há perspectivas ainda melhores. Estamos ansiosos para o próximo ano.

Estão com novos negócios em vista?

Em função desta expectativa de crescimento, ampliamos nosso Laboratório de análises, investimos em treinamento para melhoria da Qualidade, e em melhorias em SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde), porque as exigências são cada vez maiores. Estamos como todos, com esperança no crescimento do setor para o ano de 2012.

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Flavio Fraiha
13 anos atrás

É possivel fazer essa proteção com o casco do navio dentro d’água ?

Walter Nogueira
Walter Nogueira
13 anos atrás

Atuo na área de Proteção catódica desde 2002, e estou com muitas esperanças para o crescimento da área no ano de 2012. Repondendo a pergunta do Flávio: Sim,a proteção catódica é justamente para atender as superfícies metálicas enterradas e submersas, caso contrário uma pintura somente bastaria para proteger esta superfície. Para este ano estou aguardando com muita espectativa a prometida qualificação do profissional de proteção catódica, onde nos dará realmente uma identidade. Em 2009 foi lançada a norma ABNT NBR 15653 (Critério para Qualificação e Certificação de Profissionais de Proteção Catódica), o que ao meu ver irá valorizar os profissionais… Leia mais »

Ângela Guerra
Ângela Guerra
13 anos atrás

Olá Walter, curso engenharia química na faculdade UNi-BH de Belo Horizonte, e estou fazendo um trabalho sobre proteções contra corrosão em navios, e estou tento um pouco de dificuldade de encontrar uma literatura específica. Você poderia me indicar algum material para consulta??? Muito obrigada pela atenção!

Walter
Walter
13 anos atrás

Olá Angela, desculpe a demora pela resposta, mas espero ajudar se ainda houver tempo. Lhe indico as seguintes normas: PETROBRAS N-2838 e N-1814, no conteúdo destas normas, existem indicações de outras normas dereferência, indico também o livro da IEC (Sistema de Proteção Catódica) e um site de pesquisas sobre corrosão (www.abraco.org.br).
Espero ter ajudado, meu msn é walternoguilha@hotmail.com para contatos profissionais e se quiser te passo alguns materiais que possuo.Boa sorte.