ATLÂNTICO SUL ENTREGA CASCO DA P-55

O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) entregou o casco da P-55 à Petrobrás, que será transportado ao Estaleiro Rio Grande (RS), onde será feita a integração da plataforma. A previsão inicial de entrega era setembro de 2010, mas o EAS afirma que o atraso se deu por falta de mão de obra e pela montagem do estaleiro ter sido feita simultaneamente à do casco.

De acordo com o EAS, a entrega do casco da P-55, que foi o maior já construído no Brasil, é o marco de estreia da empresa na indústria offshore. “Criamos uma nova fronteira para a indústria offshore do país”, afirmou o presidente do EAS, Agostinho Serafim Júnior.

O executivo explicou que o estaleiro só começou a operar em plena capacidade no meio de 2010, o que levou aos atrasos. “A maior dificuldade encontrada na construção do casco da P-55 foi o fato de as instalações do EAS não estarem inteiramente prontas, além da escassez de mão de obra no Brasil.” “A obra teve de avançar a medida em que a mão de obra era treinada ou selecionada”, destacou Serafim. “Isso impactou no cronograma inicial. Porém, a obra ganhou velocidade e evoluiu dentro do previsto após a conclusão do estaleiro, em meados de 2010. A partir daí, pudemos contar com toda a nossa capacidade produtiva”, contou.

A capacidade de produção da P-55 será de 180 mil barris diários e sua atuação será no Campo de Roncador, na Bacia de Campos (RJ), onde deve ser instalada em lâmina d’agua de 1.795 metros para a produção de óleo leve.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of