ÁREAS DE FRANCO E SUL DE TUPI TAMBÉM SÃO DECLARADAS COMERCIAIS
Além do campo de Lapa, a Petrobrás encaminhou à ANP a declaração de comercialidade das acumulações Franco e Sul de Tupi, na Bacia de Santos, no contrato de Cessão Onerosa. Para os novos campos, a estatal sugeriu os nomes Búzios e Sul de Lula, em vez de Franco e Sul de Tupi. Com essas declarações, inicia-se o processo formal de revisão do contrato de Cessão Onerosa, que será feita bloco a bloco, considerando as premissas técnicas e econômicas de cada área.
Para Franco, o volume contratado pela Cessão Onerosa é de 3,058 bilhões de barris de óleo equivalente. Segundo a petroleira, os reservatórios do pré-sal, nesse campo, contêm óleo de boa qualidade (entre 26º e 28 º API). O campo está a 200 km da costa do Estado do Rio e entre 1.600 e 2.100 metros de profundidade. A entrada em operação de cinco sistemas de produção deve ocorrer até 2020, sendo o primeiro no terceiro trimestre de 2016.
Já o volume contratado por meio da Cessão Onerosa para Sul de Tupi, de 128 milhões boe, foi constatado na fase exploratória. Os reservatórios do pré-sal, nesse campo, teriam óleo de boa qualidade (27º API). O campo está a 300 km da costa do Estado do Rio, a 2.200 metros de profundidade.
A produção do campo de Sul de Tupi será feita por meio do mesmo sistema de produção previsto para o módulo Extremo Sul do campo de Lula. O Plano de Negócios e Gestão 2013-2017 planeja o primeiro óleo desse sistema para o 1º trimestre de 2017.
O resto é história…