VALE VENDE 49% DE SUA PARTICIPAÇÃO EM BELO MONTE

Por 206 milhões, a Vale vai vender à Cemig Geração e Transmissão 49% dos 9% de participação que possui na Norte Energia, responsável pela Usina Belo Monte. Além disso, o acordo inclui a formação de uma joint venture constituída por ativos de geração de energia, para o que foram criadas dois veículos.

No primeiro, a Aliança Norte Energia Participações S.A., a Vale deterá 51% do capital, mas deixará de prestar parte das garantias associadas à estrutura de financiamento do projeto Belo Monte.

Já o segundo, Aliança Geração de Energia S.A., será constituído por Vale e Cemig GT mediante o aporte de suas participações nos ativos de geração de energia: Porto Estrela, Igarapava, Funil, Capim Branco I e II, Aimorés e Candonga. Vale e Cemig GT deterão, respectivamente, 55% e 45% do seu capital total. O fornecimento de energia elétrica para operações da Vale será assegurado por contrato de longo prazo.

A transação segue a estratégia da Vale de maximização de valor para os acionistas, proporcionando diminuição do dispêndio de capital em investimentos relacionados a ativos distintos do negócio principal, e aumenta a flexibilidade para gestão destes ativos no futuro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of