PETROBRÁS VAI FOCAR OPERAÇÕES INTERNACIONAIS EM EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO
Por Daniel Fraiha e Davi de Souza –
A Petrobrás vai voltar o foco da atuação no mercado internacional prioritariamente para a área de exploração e produção. A presidente da Petrobrás, Graça Foster, apontou, durante entrevista coletiva nesta quarta (26), que a companhia deverá expandir suas atividades no exterior principalmente no E&P, mas deve manter os ativos já em carteira. Esta estratégia valerá não só para o Golfo do México, onde a empresa se desfez de blocos que considerava não prioritários no ano passado, como na Argentina e na África.
Ao ser questionada sobre possíveis novos desinvestimentos na Argentina, a presidente disse que a estatal possui boas expectativas de negócios no país. “Estamos permanentemente avaliando o valor de nossos ativos. Inclusive no gás de xisto da Argentina e dos EUA. São prospecções de boas oportunidades de negócios”, afirmou.
“Nosso maior interesse é na área de exploração e produção. A orientação para área internacional é melhorar a qualidade do portfólio, buscar novos blocos, leilões e parcerias. Na Argentina, o que mais nos interessa são os ativos relacionados à produção de petróleo e gás, da mesma forma que na África”, complementou.
A presidente da estatal ainda afirmou que os desinvestimentos são uma prática comum em grandes operadoras, citando o exemplo das companhias americanas que priorizaram a exploração de gás de xisto e diminuíram os investimentos em outros setores.
“[Desinvestimento] não é sinônimo de dificuldade de caixa e sim de prioridade de investimento”, afirmou.
Deixe seu comentário