AVANÇA NEGOCIAÇÃO COM CHINESES PARA ÁREA DE REFINO BRASILEIRA

Por Daniel Fraiha e Davi de Souza – 

Refinaria Premium IIA participação da China também no mercado de refino brasileiro está mais perto de se tornar realidade. A presidente da Petrobrás, Graça Foster, confirmou que as conversas têm avançado, mas reconhece que alguns pontos ainda estão sendo avaliados pelas duas partes.

Graça lembrou que a Petrobrás responde por todo o refino nacional hoje, mas ressaltou que isso pode mudar e a associação com outros grupos de investidores está se tornando um caminho mais interessante para a estatal.

“Podemos continuar tendo 100% do refino no Brasil ou não, mas temos priorizado as parcerias”, disse, complementando alguns minutos depois, quando o assunto foi retomado: “estive na China e discuti com eles parcerias no refino. Elas estão de pé, em alto nível de discussão”. No entanto, ela não quis citar nomes de companhias, nem para quais refinarias os acordos deveriam ser direcionados, ressaltando que nada foi fechado ainda.

A executiva se mostrou otimista com a formação de novas sociedades no setor de abastecimento, mas reconheceu que alguns fatores do mercado nacional podem ser barreiras ao investimento no segmento, como a paridade do preço dos combustíveis em relação ao cenário internacional.

“Consideram-se vários elementos, mas existem premissas [da busca pela paridade internacional]. Ninguém vai vir pra cá investir em refino se não tiver retorno dos investimentos”, concluiu.

No ano passado, a empresa estava negociando uma parceria com a estatal chinesa Sinopec, para a construção da refinaria Premium I, no Maranhão. Também houve conversas com a sul coreana GS Caltex para um acordo em relação à Premium II, no Ceará, mas o negócio acabou não se concretizando.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of