IBAMA CONCEDE LICENÇA DE INSTALAÇÃO PARA OBRAS NO PORTO DO SUL
O Porto Sul da Bahia recebeu a licença de instalação para o início das obras. Para emitir a autorização, o Ibama exigiu a implementação de 29 programas de compensações socioambientais, a proibição do tráfego de caminhões pela rodovia BA-648 e a garantia de passagem de embarcações de pesca na região. Localizado em Ilhéus, o megacomplexo tem investimentos previstos em R$ 3 bilhões em dois grandes terminais. A compensação ambiental estipulada pelo órgão totaliza R$ 10,6 milhões.
Localizado em uma região preservada de Mata Atlântica, o projeto enfrenta a oposição de grupos ambientalistas, devido ao impacto potencial em comunidades indígenas. A localização do complexo portuário, prevista originalmente para a área de Ponta da Tulha, ao sul de Ilhéus, teve que mudar para Aritaguá, ao norte da cidade. Já autorizado pela Secretaria de Portos, o Porto Sul poderá movimentar, seu 25º ano de operação, até 100 milhões de toneladas.
Estão previstos dois terminais vizinhos ao porto. Um é da Bahia Mineração, que explora minério de ferro no município de Caetité e pretende escoar sua produção pela Ferrovia de Integração Oeste-Leste, cujo traçado termina em Ilhéus. O outro será explorado por empresas selecionadas pelo governo baiano, podendo servir à movimentação de minério, grãos e até contêineres.
Deixe seu comentário