NORUEGA ANUNCIA NOVO LEILÃO DE BLOCOS DE PETRÓLEO
Mesmo com o preço do petróleo em baixa, a Noruega mantém a previsibilidade de oferta de áreas, prova disso foi o anuncio feito pelo Ministério de Petróleo e Energia do país, que anunciou 23ª rodada de licenciamento. Nele, estão inscritos 57 blocos ou partes de blocos. No sudeste do Mar de Barents estão 34 destes blocos, enquanto outros 20 ficam em outras partes do Mar de Barents e três estão no Mar da Noruega. A expectativa é que a rodada de licenciamento ocorra no primeiro semestre de 2016.
“Ao iniciar a atividade de petróleo no sudeste do Mar de Barents, chegamos a mais um marco para as atividades de petróleo da Noruega. Pela primeira vez desde 1994, vamos explorar uma área completamente nova.”, destacou o ministro do Petróleo e Energia do país, Tord Lien (foto).
A expectativa inicial do governo norueguês era de licenciar 61 blocos ou partes de blocos, no entanto, quatro dos blocos não foram incluídos após consulta pública. O Ministério, entretanto, trabalha para nova consulta pública, visando que os quatro blocos sejam licenciados o quanto antes, permitindo uma exploração mais rápida dos blocos no Mar da Noruega.
O governo da Noruega também ofereceu participação no capital de 54 licenças de produção para 43 empresas, sendo as principais Statoil ASA , Lundin Petroleum AB , e E.On E & P. São 34 licenças no Mar do Norte, 16 no Mar da Noruega e quatro no Mar de Barentes. Das 43 empresas, apenas vinte e três receberam oferta para operar. À Statoil foram oferecidos oito operações, enquanto à Lundin foram oferecidos seis. Numericamente, logo atrás vieram Total E & P, Norge AS e Tullow Oil Norge AS,com cinco cada.
Deixe seu comentário