NOVO CENTRO DE SIMULADORES DE NAVIOS ENTRARÁ EM OPERAÇÃO EM FEVEREIRO

Centro de SimuladoresUm novo Centro de Simuladores de Navios da Petrobrás entrará em operação no próximo mês. Esta nova ferramente possibilitará um melhor treinamento para situações de risco e novos equipamentos, garantindo uma melhor capacitação para os profissionais que transportam a produção da companhia em frotas da Transpetro.

A tecnologia do novo centro é totalmente brasileira, e foi desenvolvida em parceria com a Universidade do Estado de São Paulo (USP) e o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes). No total, são oito simuladores de náutica e um de máquinas que permitem recriar toda a operação de um navio. Os equipamentos são idênticos aos das embarcações e o ambiente externo também é recriado, tanto para situações em alto mar como durante manobras de entrada, atracação e saída de portos e terminais.

O Centro de Simuladores fica no Rio de Janeiro e teve seus equipamentos projetados a partir dos navios da própria Transpetro, como Rômulo Almeida, João Cândido e Zumbi dos Palmares, três dos oito novos navios doPrograma de Modernização e Expansão da Frota Promef que já estão em operação.

As turmas que treinarão na nova instalação serão formadas por quatro alunos: um comandante, um timoneiro e dois oficiais. Uma psicóloga irá passar a base teórica, usando exemplos de acidentes marítimos recentes, com o objetivo de envolver o grupo em um ambiente de anormalidade.

Na parte prática, os alunos passarão por situações de risco de baixa e alta complexidade que podem ser vivenciadas por tripulações no mar, como falha de equipamentos, tempestades e baixa visibilidade. Câmeras monitorarão toda as ações e reações do grupo, que serão analisadas por uma equipe de profissionais que, em seguida, irá repassar aos alunos todos os pontos fortes e as oportunidades de melhoria observadas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of