PETROBRÁS VAI PRODUZIR BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE PEIXES NO CEARÁ

biodieselAinda este mês a usina de biodiesel da Petrobrás Bicombustível em Quixadá, no Ceará, vai começar a produzir biodiesel a partir do óleo extraído de vísceras de peixes, conhecido como OGR (óleos e gorduras residuais) de peixe. Uma parceria com a Cooperativa dos Produtores do Curupati, em Jaguaribara, região centro sul do estado, já resultou, em dezembro, em 4,55 toneladas do produto recolhidas para a produção de biodiesel. A companhia também fechou um convênio com Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará para assistência técnica aos piscicultores dos açudes do Castanhão e de Orós.

A expectativa da companhia é de até o final do ano alcançar metade dos 600 piscicultores familiares que atuam nos dois maiores açudes da região: o Castanhão, que tem áreas produtivas nos municípios de Jaguaribara, Jaguaretama e Alto Santo, e o Orós, nos municípios de Orós e Quixelô. Alcançando o número pretendido, estima-se, em média, 15 toneladas por mês do produto.

Ao mesmo tempo que ajuda a cadeia produtora de pescado local, transformando um detrito dispensado em biodiesel, o uso do óleo extraído das vísceras do pescado garante à estatal o Selo Combustível Social do Ministério do Desenvolvimento Agrário, por estar em conformidade com o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel.

O uso deste produto para produção de biodiesel é fruto de uma parceria da Petrobrás Biocombustível, do Ministério da Pesca e Aquicultura, da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará, da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), do Núcleo Tecnológico da Universidade Federal do Ceará, do Banco do Nordeste, do Banco do Brasil, do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e das prefeituras de Jaguaribara e de Orós.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of