ROTOR DE 320 TONELADAS CONCLUI VIAGEM ATÉ HIDRELÉTRICA BELO MONTE
A Usina Hidrelétrica Belo Monte segue seu longo processo para entrada em operação. Desta vez, um novo rotor da turbina da primeira Unidade Geradora da Casa de Força Principal chegou nesta semana ao canteiro de obras. Foram percorridos mais de 5,2 mil quilômetros de Taubaté, interior de São Paulo, até Vitória do Xingu, no Pará.
Para transportar o equipamento de 320 toneladas de aço, oito metros e meio de diâmetro e cinco metros de altura, foi necessária uma carreta com 16 eixos, com 256 pneus, que percorreu seis quilômetros da Estação de Transbordo de Carga da Norte Energia, no rio Xingu, até o interior do canteiro de obras.
O transporte começou no dia 24 de novembro do ano passado, na fábrica da Alstom, em Taubaté, quando foi transportada até o Porto de Santos, de onde seguiu de navio até Belém, no Pará. Uma balsa reforçada fez o transporte entre a capital paraense e a estação de transbordo no Rio Xingu.
A UHE Belo Monte fechou o ano com 70% de suas obras civis concluídas. Em construção pela Norte Energia, quando estiver em plena operação, em 2019, terá capacidade instalada de 11.233,1 MW, distribuídos em duas casas de força: a Principal, no Sítio Belo Monte, com capacidade instalada de 11 mil MW, e a Complementar, no Sítio Pimental, com 233,1 MW.
Prezasos,
Gostaria de saber qual foi o transportador e/ou operador logística responsável por esta operação, caso tenham esta informação adicional. Obrigado.