GOVERNO LANÇARÁ MEDIDAS PARA REDUÇÃO DE CONSUMO E TERÁ LEILÃO EMERGENCIAL NESTE SEMESTRE
Preocupado com o consumo energético e possibilidade de apagões, o governo está prestes a lançar medidas para a redução voluntária da utilização energética e o aumento capacidade de distribuição e geração. Em entrevista após apresentação para empresários da Fiesp, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (foto), afirmou que há a expectativa pelo lançamento de um leilão emergencial de energia ainda neste primeiro semestre. A estimativa é de que as empresas sejam contratadas por 15 anos, com prorrogação prevista por mais cinco.
O combustível utilizado nessas térmicas deverá ser o gás natural. Apesar das restrições sofridas pela Petrobrás, a viabilidade de um projeto incluindo a importação do gás não está descartada. Essa é mais uma das medidas assumidas pelo governo para aumentar a reserva de energia do país, como os acordos por importação energética com a Argentina e o Uruguai.
O Ministério de Minas e Energia também está articulando, junto à Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), uma campanha para promover a redução voluntária do consumo. O plano funcionaria junto com o já programado aumento tarifário para assegurar que o governo evite um racionamento de energia no país.
Deixe seu comentário