UNIDADE DE COQUE COMEÇA A OPERAR NO PRIMEIRO TREM DA RNEST
Apesar dos atrasos nas obras, a Petrobrás conseguiu colocar em operação a unidade de Coqueamento Retardado da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca, Pernambuco. Além de coque, a nova unidade produzirá gás combustível, gás liquefeito de petróleo (GLP), nafta, diesel e gasóleo pesado.
A estatal afirmou que “todos os equipamentos de produção da primeira fase da Refinaria Abreu e Lima encontram-se em operação, produzindo os diversos derivados na qualidade requerida pelo mercado”. No entanto, a unidade SNOX, considerada o coração da refinaria, ainda não está pronta, com as obras paradas. Ela será responsável por retirar todo o enxofre do diesel, e traz uma tecnologia que existe em poucas refinarias no mundo, mas não tem previsão para ficar pronta.
A última data de entrada em operação da Rnest estava marcada para novembro de 2014, mas até hoje o primeiro trem da refinaria não está operando plenamente. Em janeiro deste ano, o ex-diretor de abastecimento da Petrobrás José Carlos Cosenza, à época ainda no cargo, afirmou que a estatal iria adiar novamente a entrada em operação do segundo trem da Rnest, sem previsão para que isso ocorra.
Deixe seu comentário