EPE HABILITA 50 EMPREENDIMENTOS PARA LEILÃO A-5
O Leilão A-5, que será realizado nesta quinta-feira (30), teve 50 empreendimentos habilitados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A oferta total de energia elétrica habilitada é de 6,7 mil MW, com maior destaque para as térmicas, que somaram 22 dos projetos aceitos. Destas, 13 são movidas a biomassa, sete a gás natural e duas a carvão, e, somadas, totalizam quase 6,1 mil MW.
O presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, disse que a participação deste número relevante de térmicas, sobretudo a gás natural, é fundamental para o abastecimento de energia elétrica do país.
“Estas térmicas são cada vez mais importantes, dada a dificuldade de se construir usinas hidrelétricas com reservatórios. Nesse contexto, o aumento da capacidade térmica reduz vulnerabilidade do país a eventos climáticos extremos, como a que temos vivido desde o início de 2014”, declarou Tolmasquim.
Dos 28 outros empreendimentos habilitados, um é de usina hidrelétrica (150 MW), dois de usinas hidrelétricas entre 30 e 50 MW (81 MW, somadas as ofertas) e 25 Pequenas Centrais Hidrelétricas (425,05 MW, somadas as ofertas).
“Entre termelétricas a biomassa e PCHs temos 38 projetos habilitados, com um total de quase 1 mil MW”, destacou Tolmasquim.
Deixe seu comentário