TECNOLOGIA INOVADORA REDUZ EM 1 MILHÃO DE TONELADAS A EMISSÃO DE CO2 DO FPSO CIDADE DE ANGRA DOS REIS

Luiz_Pinguelli_RosaA emissão de CO2 na operação do FPSO Cidade de Angra dos Reis, na área de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, reduziu em 1 milhão de toneladas desde 2011. A queda se deve ao uso de uma tecnologia inovadora de separação e injeção do dióxido de carbono que está em fase de teste no navio.

Este número foi apresentado durante um seminário promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), no Rio de Janeiro, que discute o uso de CO² em suas mais diversas aplicações e segmentos.

O consultor técnico da Petrobrás Marcel Eiki Katekawa  apresentou um painel sobre novas tecnologias e operacionalização do CO² no pré-sal, e destacou o pioneirismo brasileiro no desenvolvimento e uso de tecnologias para CO² em águas profundas. “Somos o único país reconhecido pela ISO para desenvolver normas e projetos nesta área”, frisou.

Os desafios impostos para o desenvolvimento de uma tecnologia para sequestro de CO² no pré-sal brasileiro foram ressaltados. Na operação do pré-sal, encontramos um gás a 8%, enquanto que o recomendado é 2%. Por isso, temos muito o que fazer e desenvolver para minimizar esse impacto”, explicou.

 Outro palestrante convidado pelo IBP foi o diretor da COPPE/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa (foto),que falou sobre a meta estabelecida pela ONU para o Brasil de reduzir em 36% (1 bilhão de toneladas) a emissão de CO2 do país em 2020. Para Pinguelli, a diminuição do desmatamento já vem trazendo bons resultados em direção à marca estabelecida pela ONU.

Além de Katekawa e Pinguelli, o vice-presidente global de energias renováveis e captura e armazenamento de carbono da Statoil, Olav Skalmeraas, a gerente geral do The Global Carbon Capture and Storage Institute (GCCSI), Elizabeth Burton apresentaram painéis nesta terça-feira (28).

 O 3º Congresso de CO², com duração de apenas dois dias, se encerra amanhã (29), com palestras do coordenador de programa da Petrobrás Wilson Grava e do consultor sênior da Haldor Topsoe A/S John Bøgild Hansen, entre outros.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of