POLÍCIA FEDERAL PRENDE JOSÉ DIRCEU E MAIS SETE EM NOVA FASE DA OPERAÇÃO LAVA JATO
Ele tentou evitar de todas as maneiras, com uma série de pedidos de habeas corpus preventivos, mas não adiantou. Trata-se do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que foi preso nesta segunda-feira (3), durante a 17ª fase da Operação Lava Jato. A nova etapa das investigações, que também prendeu o irmão de Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, foi batizada de Pixuleco, em referência ao termo que o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto usava para falar sobre as propinas nos esquemas de corrupção envolvendo contratos da Petrobrás. Também foram presos os ex-assessores de Dirceu, Roberto Marques e Fernando Moura, o dono da empresa de informática Consist, Pablo Kipersmit, além de Celso Araripe, da Petrobrás, Olavo de Moura e Julio Cesar dos Santos.
A operação começou às 6h, incluindo o cumprimento de 40 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva, cinco de prisão temporária, 26 de busca e apreensão e seis de condução coercitiva. Dirceu foi detido em Brasília, na casa onde cumpria prisão domiciliar por condenação no mensalão, enquanto o irmão foi preso em Ribeirão Preto (SP). O ex-ministro foi preso preventivamente, sem prazo de soltura, e seu parente foi alvo de um mandado de prisão temporária, com duração de cinco dias.
Os mandados foram emitidos com o avanço das investigações e um dos objetivos principais da nova fase é saber se a JD Consultoria, que tinha como sócios José Dirceu e o irmão, prestou de fato algum serviço ou se os contratos com as empreiteiras eram só de fachada para o pagamento de propinas referentes a contratos com a Petrobrás.
Entre os crimes investigados nesta fase da operação estão corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e falsidade ideológica. Também foram decretados o sequestro de imóveis e o bloqueio de ativos financeiros, no valor somado de até R$ 20 milhões por acusado.
A JD Consultoria começou a aparecer nas investigações com mais destaque depois que o juiz Sergio Moro decretou a quebra do sigilo fiscal e bancário da empresa, revelando que o ex-ministro tinha faturado R$ 39 milhões ao longo dos últimos anos com a consultoria, em contratos com cerca de 50 empresas.
Além disso, a situação de Dirceu se complicou quando o número de acordos de delação premiada aumentou, incluindo o ex-dirigente da Toyo Setal Júlio Camargo, que acusou o ex-ministro de intervir junto ao ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli para que a multinacional japonesa Toyo fosse contratada. Agora, além de estar cumprindo o restante de sua pena de 7 anos e 11 meses de prisão em regime domiciliar, por condenação no mensalão, ele também se encontra preso preventivamente. Deverá ser transferido para Curitiba, onde estão os demais presos, até amanhã (4).
As ilustres figuras não mudam, mesmo mudando de investigação e órgãos do Governo…Correios, Furnas, Angra, Petrobras, (todas), serviços, distribuidora, transporte, engenharia e refinaria). Chega provocar vômito à qualquer mancebo… Por qual motivo não instala-se de vez a delação “fuzilada”, premiar estes vermes, parece brincadeira de esconde esconde, está na hora de eliminar os DNAs defeituosas de nossa administração, pública e federal. Quem pagará toda energia desprendida pelo estado, nas seguidas vezes em que este verme, (outros tantos distribuídos em outros paridos políticos), tiver nova citação e ou condenação, já que é sabido de todos, que é para isso que servem…… Read more »
NOVIDADES DA LAVA JATO: ENQUANTO O JOSE DIRCEU VOLTA PARA A PRISÃO, O EX-DIRETOR DA PETROBRAS SERÁ SOLTO POR ADERIR A DELAÇÃO PREMIADA. A DELAÇÃO DO EX-DIRETOR RENATO DUQUE DEVE INCLUIR O TERCEIRO ESCALÃO DA PETROBRAS E ATE MESMO COLABORADORES TERCEIRIZADOS QUE ATUARAM NO APARELHAMENTO POLITICO NA PETROBRAS. Tão quanto aos caciques petistas, o pessoal do Terceiro Escalão da Petrobras e alguns Consultores Terceirizados que atuaram a serviços do Ex-Diretor Renato Duque e do Pedro Barusco devem estar bastante preocupados com a delação anunciada. Ate o momento, todos estão afastados do processo e são protegidos pela corporação, mas tiveram participações… Read more »
O Paulo Roberto fez declarações sobre a corrupção no Brasil dias atrás dizendo que todos os segmentos das estatais brasileira estão contaminados, Petrobrás, Eletrobras, Correios, BB, e por aí vai. Creio que está na hora do Brasil dar um basta e colocar essa cambada no paredão e acabar de vez com esse jogo de delações premiadas que não leva a nada.
… Tempos atrás, tínhamos um presidente, que em nome da ética, dizia ser profundo conhecedor e praticá-la… Passados 12 anos começo entender a ética pelo lado da conduta moral dos fundadores do partido e a que eles servem. Praticada pelo lado do bem comum, nota máxima aos integrantes do partido de formação e seus aliados, pois para eles a ética era uma só, o bem comum, (Do Partido), neste ponto tanto o eminente presidente, como seus asseclas, souberam conduzir o ensinamento e aos opositores e não aliados, a condenação que levou Sócates a beber veneno, por questionar o verdadeiro sentido… Read more »
PRATICAS CORRUPTA A SEREM ESCLARECIDAS PELO RENATO DUQUE NA DELAÇÃO PREMIADA RELATIVO AO APARELHAMENTO POLITICO NA PETROBRAS – RELATO DO ENGENHEIRO ASSIS PEREIRA APOSENTADO NA PETROBRAS. Em 2003, ainda não tinha sido montado o Cartel das Empreiteiras, comandada pelo Presidente Ricardo Pessoa da UTC e da ABEMI – Associação Brasileira de Engenharia Industrial, conforme depoimento na atualidade de vários delatores no âmbito da Lava Jato, mas, já havia iniciado o aparelhamento político do Governo e base aliada na Petrobras, culminando naquilo que hoje sabemos fruto das delações premiadas promovidas na investigação Lava Jato. Já percebíamos, naquela oportunidade, a interveniência anormal… Read more »
COMO INCENTIVO A PRISÃO DO ZÉ DIRCEU E A DELAÇÃO DO RENATO DUQUE, SEGUE INFORMAÇÕES RELEVANTES DE UM ENGENHEIRO APOSENTADO DA PETROBRAS QUE TRABALHOU POR 42 ANOS NA PETROBRAS E QUE CONHECE COMO POUCO OS BASTIDORES DA ESTATAL PETROLEIRA: PRIVATIZAÇÃO BRANCA NA PETROBRAS – EXISTE ALTERNATIVA? O plano de desinvestimento de 13,7 bilhões de dólares definido pela Petrobras para o biênio 2015/2016 passa a ser a última alternativa a Estatal na obtenção dos recursos complementares para garantir o equilíbrio financeiro nesse período de forma a tocar seus empreendimentos no Presal em ritmo menos acelerado daquele previsto inicialmente no seu plano… Read more »
Algumas propagandas, parecem anunciar uma nova era e conceitos… Gerson nos anos 70 com o Vila Rica, sempre levou vantagens… O Jesse Valadão, gostava de ser tratado como mal caráter e machão… Agora vemos os verdadeiros CANALHAS, envelhecendo e encurtando o tempo provável de prisão… De qualquer forma inventarão outra forma de levar vantagem com o Lava Jato certo!