POLÍCIA FEDERAL PRENDE JOSÉ DIRCEU E MAIS SETE EM NOVA FASE DA OPERAÇÃO LAVA JATO

dirceu

Ele tentou evitar de todas as maneiras, com uma série de pedidos de habeas corpus preventivos, mas não adiantou. Trata-se do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que foi preso nesta segunda-feira (3), durante a 17ª fase da Operação Lava Jato. A nova etapa das investigações, que também prendeu o irmão de Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, foi batizada de Pixuleco, em referência ao termo que o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto usava para falar sobre as propinas nos esquemas de corrupção envolvendo contratos da Petrobrás. Também foram presos os ex-assessores de Dirceu, Roberto Marques e Fernando Moura, o dono da empresa de informática Consist, Pablo Kipersmit, além de Celso Araripe, da Petrobrás, Olavo de Moura e Julio Cesar dos Santos.

A operação começou às 6h, incluindo o cumprimento de 40 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva, cinco de prisão temporária, 26 de busca e apreensão e seis de condução coercitiva. Dirceu foi detido em Brasília, na casa onde cumpria prisão domiciliar por condenação no mensalão, enquanto o irmão foi preso em Ribeirão Preto (SP). O ex-ministro foi preso preventivamente, sem prazo de soltura, e seu parente foi alvo de um mandado de prisão temporária, com duração de cinco dias.

Os mandados foram emitidos com o avanço das investigações e um dos objetivos principais da nova fase é saber se a JD Consultoria, que tinha como sócios José Dirceu e o irmão, prestou de fato algum serviço ou se os contratos com as empreiteiras eram só de fachada para o pagamento de propinas referentes a contratos com a Petrobrás.

Entre os crimes investigados nesta fase da operação estão corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e falsidade ideológica. Também foram decretados o sequestro de imóveis e o bloqueio de ativos financeiros, no valor somado de até R$ 20 milhões por acusado.

A JD Consultoria começou a aparecer nas investigações com mais destaque depois que o juiz Sergio Moro decretou a quebra do sigilo fiscal e bancário da empresa, revelando que o ex-ministro tinha faturado R$ 39 milhões ao longo dos últimos anos com a consultoria, em contratos com cerca de 50 empresas.

Além disso, a situação de Dirceu se complicou quando o número de acordos de delação premiada aumentou, incluindo o ex-dirigente da Toyo Setal Júlio Camargo, que acusou o ex-ministro de intervir junto ao ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli para que a multinacional japonesa Toyo fosse contratada. Agora, além de estar cumprindo o restante de sua pena de 7 anos e 11 meses de prisão em regime domiciliar, por condenação no mensalão, ele também se encontra preso preventivamente. Deverá ser transferido para Curitiba, onde estão os demais presos, até amanhã (4).

7
Deixe seu comentário

avatar
7 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
RapaduraAssis PereiraRay SantosBiffy Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Biffy
Visitante
Biffy

As ilustres figuras não mudam, mesmo mudando de investigação e órgãos do Governo…Correios, Furnas, Angra, Petrobras, (todas), serviços, distribuidora, transporte, engenharia e refinaria). Chega provocar vômito à qualquer mancebo… Por qual motivo não instala-se de vez a delação “fuzilada”, premiar estes vermes, parece brincadeira de esconde esconde, está na hora de eliminar os DNAs defeituosas de nossa administração, pública e federal. Quem pagará toda energia desprendida pelo estado, nas seguidas vezes em que este verme, (outros tantos distribuídos em outros paridos políticos), tiver nova citação e ou condenação, já que é sabido de todos, que é para isso que servem…… Read more »

Assis Pereira
Visitante
Assis Pereira

NOVIDADES DA LAVA JATO: ENQUANTO O JOSE DIRCEU VOLTA PARA A PRISÃO, O EX-DIRETOR DA PETROBRAS SERÁ SOLTO POR ADERIR A DELAÇÃO PREMIADA. A DELAÇÃO DO EX-DIRETOR RENATO DUQUE DEVE INCLUIR O TERCEIRO ESCALÃO DA PETROBRAS E ATE MESMO COLABORADORES TERCEIRIZADOS QUE ATUARAM NO APARELHAMENTO POLITICO NA PETROBRAS. Tão quanto aos caciques petistas, o pessoal do Terceiro Escalão da Petrobras e alguns Consultores Terceirizados que atuaram a serviços do Ex-Diretor Renato Duque e do Pedro Barusco devem estar bastante preocupados com a delação anunciada. Ate o momento, todos estão afastados do processo e são protegidos pela corporação, mas tiveram participações… Read more »

Ray Santos
Visitante

O Paulo Roberto fez declarações sobre a corrupção no Brasil dias atrás dizendo que todos os segmentos das estatais brasileira estão contaminados, Petrobrás, Eletrobras, Correios, BB, e por aí vai. Creio que está na hora do Brasil dar um basta e colocar essa cambada no paredão e acabar de vez com esse jogo de delações premiadas que não leva a nada.

Rapadura
Visitante
Rapadura

… Tempos atrás, tínhamos um presidente, que em nome da ética, dizia ser profundo conhecedor e praticá-la… Passados 12 anos começo entender a ética pelo lado da conduta moral dos fundadores do partido e a que eles servem. Praticada pelo lado do bem comum, nota máxima aos integrantes do partido de formação e seus aliados, pois para eles a ética era uma só, o bem comum, (Do Partido), neste ponto tanto o eminente presidente, como seus asseclas, souberam conduzir o ensinamento e aos opositores e não aliados, a condenação que levou Sócates a beber veneno, por questionar o verdadeiro sentido… Read more »

Assis Pereira
Visitante
Assis Pereira

PRATICAS CORRUPTA A SEREM ESCLARECIDAS PELO RENATO DUQUE NA DELAÇÃO PREMIADA RELATIVO AO APARELHAMENTO POLITICO NA PETROBRAS – RELATO DO ENGENHEIRO ASSIS PEREIRA APOSENTADO NA PETROBRAS. Em 2003, ainda não tinha sido montado o Cartel das Empreiteiras, comandada pelo Presidente Ricardo Pessoa da UTC e da ABEMI – Associação Brasileira de Engenharia Industrial, conforme depoimento na atualidade de vários delatores no âmbito da Lava Jato, mas, já havia iniciado o aparelhamento político do Governo e base aliada na Petrobras, culminando naquilo que hoje sabemos fruto das delações premiadas promovidas na investigação Lava Jato. Já percebíamos, naquela oportunidade, a interveniência anormal… Read more »

Assis Pereira
Visitante
Assis Pereira

COMO INCENTIVO A PRISÃO DO ZÉ DIRCEU E A DELAÇÃO DO RENATO DUQUE, SEGUE INFORMAÇÕES RELEVANTES DE UM ENGENHEIRO APOSENTADO DA PETROBRAS QUE TRABALHOU POR 42 ANOS NA PETROBRAS E QUE CONHECE COMO POUCO OS BASTIDORES DA ESTATAL PETROLEIRA: PRIVATIZAÇÃO BRANCA NA PETROBRAS – EXISTE ALTERNATIVA? O plano de desinvestimento de 13,7 bilhões de dólares definido pela Petrobras para o biênio 2015/2016 passa a ser a última alternativa a Estatal na obtenção dos recursos complementares para garantir o equilíbrio financeiro nesse período de forma a tocar seus empreendimentos no Presal em ritmo menos acelerado daquele previsto inicialmente no seu plano… Read more »

Rapadura
Visitante
Rapadura

Algumas propagandas, parecem anunciar uma nova era e conceitos… Gerson nos anos 70 com o Vila Rica, sempre levou vantagens… O Jesse Valadão, gostava de ser tratado como mal caráter e machão… Agora vemos os verdadeiros CANALHAS, envelhecendo e encurtando o tempo provável de prisão… De qualquer forma inventarão outra forma de levar vantagem com o Lava Jato certo!