PETROBRÁS DEVE REAVALIAR PLANO DE NEGÓCIOS EM MEIO AO CENÁRIO DE CRISE
Fonte de grandes preocupações à indústria brasileira devido aos menores investimentos, o novo plano de negócios da Petrobrás pode sofrer reduções ainda maiores nos próximos meses. A tendência é de que os números inicialmente previstos pela companhia passem por novos cortes, conforme o cenário econômico brasileiro segue trazendo visões pessimistas em meio à alta desenfreada do dólar e à queda livre no preço do barril de petróleo. Ao passo que a companhia deve manter os aportes apontados para este ano, a expectativa é de que os valores avaliados até 2019 sofram redução no atual momento de corte de gastos e proteção de caixa.
A questão deve ser abordada na próxima reunião do Conselho de Administração da estatal, que acontece no dia 30 deste mês. Anunciado em junho, o plano da empresa é 37% menor do que seu antecessor, e estipula investimentos de US$ 130,3 bilhões ao longo do período de 2015 a 2019. Os valores, no entanto, foram previstos com uma mínima expectativa de recuperação no âmbito econômico, o que ainda não vem acontecendo; o plano já pessimista tende a piorar frente à situação hostil do mercado internacional de petróleo e à retirada do selo de boa pagadora da companhia por parte da agência de classificação de risco Standard & Poor’s.
Em meio às dificuldades, a expectativa é de que por enquanto a Petrobrás adie a venda de seus ativos, afetados por problemas conjunturais. A ideia seria colocá-los à venda quando já houvesse uma maior estabilização tanto do mercado quanto dos próprios investimentos da empresa, que ainda se encontra cercada de incertezas quanto ao próximo ano.
O QUE FALTA A PETROBRAS PARA DAR TRATAMENTO E SOLUÇÃO AOS PROBLEMAS AFETOS A SUA GESTÃO NA ATUALIDADE NO PÓS LAVA-JATO? FALTAM: COERÊNCIA, CLAREZA E CONCISÃO NAS SUAS ATITUDES. Na atualidade, em pleno desfecho da operação investigativa da “Lava-Jato”, os responsáveis pela administração da Estatal Petroleira, quando estiverem preparando suas ações e oratórias para iniciar quaisquer tratamentos com vista a resolução de problemas de sua gestão devem pautar seus fundamentos com coerência, clareza e concisão, evitando a passagem de mensagens ao público alvo, de ideias ou proposições sem nexo ou desprovido de senso critico. Chega de enganação e sejam coerentes,… Read more »
APARELHAMENTO POLITICO IDEOLÓGICO AINDA EM CURSO NA PETROBRAS. A postagem do jornalista Lauro Jardim da Revista Veja, “Conflito entre BR Distribuidora e Estatais do setor elétrico mostra o calote do governo… no próprio governo”¹ dando conta que a BR Distribuidora decidiu só vender à vista combustível às Estatais do setor elétrico, porque, neste caso o calote seria inevitável. • Eis que entra em sena os representantes de três subsidiárias da Eletrobrás (EletroAcre, Boa Vista Energia e Amazônia Energia) contrapondo a determinação da BR na Justiça pedindo para pagar a BR a prazo. Em resumo, é o governo tentando pedalar contra… Read more »