EMPRESA ALEMÃ SUSPENDE CONSTRUÇÃO DE NOVA FÁBRICA NO POLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI
As adversidades do mercado brasileiro vêm levando cada vez mais empresas a segurarem a realização de novos investimentos. Entre elas está a multinacional alemã Styrolution, que suspendeu nesta semana a construção de uma fábrica de ABS no Polo Industrial de Camaçari, em projeto de US$ 200 milhões assinado em parceria com a Braskem. Frente ao cenário pouco receptivo do mercado brasileiro e ao impasses quanto ao fornecimento de nafta a longo prazo pela Petrobrás, a companhia optou por deixar o investimento “em espera” devido ao risco elevado e às incertezas quanto à manutenção do projeto por um longo período.
De acordo com o planejamento traçado em 2013 pelas empresas, a fábrica deveria produzir, a partir de 2018, um total de 100 mil toneladas de ABS, produto de alta resistência voltado às indústrias automobilísticas e eletroeletrônicas. As dificuldades, no entanto, levaram à companhia alemã a puxar o freio. “Infelizmente, a rápida deterioração do clima de negócios na região aumentou de forma significativa o risco de execução do projeto”, afirma o diretor executivo da Styrolution, Kevin McQuade (foto).
Com a suspensão do investimento, a parceria da empresa com a Braskem segue paralisada. A expectativa é de que nas próximas semanas a Petrobrás firme um novo acordo para o fornecimento da matéria-prima, permitindo um cenário mais estável para a concretização de projetos no setor. “A empresa nos cobra um contrato de 15 anos e não temos como oferecer isso sem termos uma garantia de longo prazo”, afirma McQuade. O último contrato aditivo de compra de nafta com a estatal termina na próxima semana, o que aumenta a pressão do mercado quanto a uma nova resolução.
Deixe seu comentário