ROSATOM APRESENTA TECNOLOGIAS RUSSAS DURANTE SEMANA NUCLEAR DA UFRJ
O momento é favorável à energia nuclear no Brasil. Diversas empresas já estão disputando a tecnologia que será utilizada na nova fase do Programa Nuclear brasileiro, com o apoio de seus respectivos governos, como a Rosatom, estatal nuclear russa. Na última quarta-feira (11), o vice-presidente da empresa no Brasil, Ivan Dybov, esteve na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Uerj) para o 4ª Semana Nuclear da instituição.
O executivou apresentou as tecnologias nucleares russas e as possibilidades de atuação da empresa na América Latina, que vão além de construção de usinas e geração de energia. Segundo Dybov, a empresa também possui soluções em diversas áreas, como a medicina nuclear e a agricultura, onde a tecnologia pode substituir agrotóxicos para garantir a qualidade dos alimentos.
A medicina nuclear necessita de isótopos para diagnóstico e tratamento de câncer e a Rosatom é fornecedora do produto para a Comissão Nacional de Energia Nuclear do Brasil (CNEN). Outro ponto de atuação que a estatal russa quer expandir é o fornecimento de combustíveis para reatores nucleares na região. “Podemos fornecer mesmo para reatores que não tenham o design russo”, declarou o vice-presidente da empresa no Brasil.
A Semana Nuclear da Uerj encerra na próxima sexta-feira (13) e durante a programação já palestraram o Reitor da UFRJ, Roberto Lecher, o Coordenador de Engenharia Nuclear da UFRJ, Professor Alessandro Gonçalves da Cruz, o ex-presidente a Eletrobras, Luis Pinguelli Rosa, o vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear, Marcelo Gomes, do Diretor de Planejamento da Eletronuclear, Leonam Guimarães, entre outros
Deixe seu comentário