NORSHORE BUSCA AMPLIAR ATUAÇÃO NO BRASIL E MIRA CONTRATOS PARA ABANDONO DE POÇOS DA PETROBRÁS | Petronotícias




faixa - nao remover

NORSHORE BUSCA AMPLIAR ATUAÇÃO NO BRASIL E MIRA CONTRATOS PARA ABANDONO DE POÇOS DA PETROBRÁS

Por Luigi Mazza (luigi@petronoticias.com.br) –

olav lieAo passo que busca hoje reduzir os custos de suas operações a curto prazo, a Petrobrás já pode começar a se planejar para lidar com novas despesas nos anos que estão por vir. Com a produção em diversos campos próxima de atingir o fim da vida útil e da viabilidade econômica, a estatal deve dar início a uma avaliação mais criteriosa de projetos de descomissionamento de suas plataformas, o que deve movimentar novas demandas na cadeia brasileira a médio prazo. A perspectiva de novos contratos para abandono de poços já atrai a atenção de empresas internacionais, como a norueguesa Norshore, que avalia aumentar sua presença no Brasil para atuar como prestadora de serviços offshore. A companhia, presente hoje no país por meio da representante M&O Partners, mira futuros contratos para conclusão de operações em plataformas, área que conta com números atrativos para negócios; segundo dados da ANP, cerca de 500 poços deverão ser descomissionados nos próximos anos em território brasileiro.

Fundada em 2007, a Norshore atua com o fornecimento de serviços para perfuração e intervenção em campos produtivos, além de operar na construção de estruturas de produção subsea. De acordo com o vice-presidente para Projetos da empresa, Olav Lie, a indústria brasileira conta hoje com boas oportunidades para novos projetos que permitam reduzir custos operacionais, em um cenário que pode estimular a competitividade da companhia. “A atual situação, com o baixo preço do petróleo, grande foco na redução de custos e projetos cancelados ou adiados, vai fortalecer a posição da Norshore devido às nossas características inovadoras através das quais os clientes podem contar com economias diretas no opex diário e também obter maior flexibilidade em suas operações”, aponta o executivo.

Segundo Lie, ainda não há negociações sendo feitas junto à Petrobrás, mas a estatal pode estar no foco de novos projetos pnorshore atlanticara os próximos anos. A fornecedora, que já iniciou conversas com outros potenciais parceiros no mercado brasileiro, traz como maior aposta para novos contratos a embarcação Norshore Atlantic, que atualmente está concluindo operações de abandono de campo para a ConocoPhillips na Indonésia e também já atuou para a Shell em campos na costa da Malásia. O navio, que pode ser adaptado para profundidades que variam de 50m a 3km, abrange serviços de perfuração, instalação de cabeças de poços, intervenção, descomissionamento, construção de estruturas subsea e operações com veículos autônomos submarinos.

A Norshore Atlantic deve estar disponível entre o segundo e o terceiro trimestre deste ano, de acordo com o executivo, que enxerga a possibilidade de manter preços competitivos no Brasil apesar dos impactos da crise, que vem resultando em uma maior disponibilidade de embarcações no mercado. “A Norshore vai continuar focando em soluções com os pés no chão, feitas sob medida para fornecer aos nossos clientes equipamentos com custo efetivo e uma equipe técnica com experiência.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of