AIE DEFENDE CONSOLIDAÇÃO DE METAS DO COP 21 E INVESTIMENTOS EM ENERGIAS LIMPAS NO CANADÁ
Com a expansão da indústria energética no Canadá ao longo dos últimos anos, o país vive hoje um bom momento para investir em energias limpas e ampliar sua diversidade de fontes no futuro. É isso que defende um novo relatório divulgado pela Agência Internacional de Energia (AIE), que reconhece os avanços recentes das fontes renováveis e pressiona para que os compromissos firmados pelo governo canadense no COP 21 resultem em projetos concretos a médio prazo. Entre as medidas recomendas pela entidade estão o investimento em infraestrutura, novas energias e aprimoramento do sistema regulatório no país, que é responsável por um dos maiores consumos de energia per capita entre os membros da agência.
O relatório Energy Policies of IEA Countries – Canada 2015, elaborado anualmente pela organização, aponta para grandes oportunidades de aplicacação de práticas de eficiência no mercado canadense ao longo dos próximos anos. Na última década, no entanto, o país vem atingindo metas no setor e adotou regulamentos para limitar a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, quatro projetos para captura e armazenagem de carbono já iniciaram suas operações ou estão em construção em território canadense.
“Como exportador líder de óleo, carvão, gás natural, urânio e energia hidráulica, o Canadá é um pilar dos mercados globais de energia e segurança energética”, aponta o diretor executivo da AIE, Fatih Birol. “Nós vemos com bons olhos que o novo governo federal está colaborando diretamente com províncias e territórios para tornar os compromissos do Canadá no COP 21 em políticas concretas de energia”, afirma o executivo.
Deixe seu comentário