FALTA DE PROJETOS DE PERFURAÇÃO COLOCA EM RISCO 20 MIL EMPREGOS NO SETOR DE PETRÓLEO CANADENSE
O setor global de petróleo passa por um momento complicado, com o preço do barril ainda muito abaixo do valor que vinha sendo praticado causando prejuízos em toda a cadeia. A indústria canadense não escapa à regra e mais de 20 mil trabalhadores da região de Alberta estão passando por um período atípico, sem serviços a serem realizados, com equipamentos parados nos pátios das empresas.
O período entre dezembro e março é conhecido na região como “100 days of hell” (100 dias de inferno, em português) devido ao forte ritmo de trabalho que a indústria de petróleo demanda. Esse ano, no entanto, as atividades de perfuração caíram drasticamente, alcançando os menores índices dos últimos 30 anos, de acordo com o diretor da Western Energy Services, Alex MacAusland (foto).
De acordo com o executivo, três de cada quatro equipamentos usados em projetos de perfuração estão inutilizados no Canadá. As perspectivas futuras não são animadoras para MacAusland, com a maioria das empresas do setor buscando vender, aposentar ou encontrar outra solução para seus equipamentos encostados.
“Tendo em conta os atuais níveis de utilização, e dado que estamos no meio da temporada de inverno de perfuração e a contagem de sondas já está caindo, eu esperaria que vamos ver todos os equipamentos sendo retirados do mercado inteiramente”, afirmou Michael Mazar, analista canadense especializado no setor de óleo e gás.
Deixe seu comentário