CANADÁ BATE RECORDE DE EXPORTAÇÃO DE PETRÓLEO PARA OS ESTADOS UNIDOS EM 2015
Os níveis de importação de petróleo dos Estados Unidos teve retração no último ano, no entanto, as remessas vindas do Canadá, principal fornecedor do insumo para o país, atingiram níveis recordes, de acordo com dados compilados pela Agência Internacional de Energia (EIA, na sigla em inglês).
De acordo com o estudo, os Estados Unidos importou uma média de 7,4 milhões de barris de petróleo por dia no último ano, 27% abaixo do volume registrado em 2005, quando chegou a 10,1 milhões de barris por dia. Em 2015, 3,2 milhões de barris de petróleo por dia foram importados do Canada, o que representa quatro em cada dez barris.
Quatro grandes países produtores se destacam na lista de exportadores para os Estados Unidos: Arábia Saudita, Venezuela, México, além do próprio Canadá. A relação entre os países também se dá na via contrária, com o Canadá sendo o maior importador de petróleo americano, totalizando 422 mil barris por dia, ou seja, 92% das exportações americanas.
O Canadá produz um tipo de petróleo que combina com a capacidade dos Estados Unidos, onde muitas refinarias têm o equipamento necessário para processar esse óleo. Outros mercados consumidores também se abastecem de petróleo canadense, mas a previsão é de que os Estados Unidos siga como principal destino nos próximos anos, especialmente com a abertura de novos gasodutos e da malha ferroviária do país, tornando mais fácil a ligação entre as partes.
Deixe seu comentário