EXECUTIVOS CANADENSES NEGOCIAM APOIO PARA NOVOS OLEODUTOS COM AMBIENTALISTAS
Os principais produtores de petróleo a partir de areias betuminosas do Canadá têm encontrado grande resistência entre ambientalistas para expandir sua malha de oleodutos. Nas últimas semanas, executivos de quatro grandes empresas energéticas do país – Suncor Energy, Cenovus Energy, Canadian Natural Resources e Shell – se reuniram com ambientalistas proeminentes para negociar apoio à nova política de clima de Alberta, em troca de menos oposição aos novos empreendimentos na região.
A construção de oleodutos é essencial para que a produção de Alberta chegue até novos mercados, tanto na costa do Pacífico como do Atlântico. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau (foto), se colocou ao lado da indústria energética, afirmando que a abertura de novos mercados é muito importante, mas também destacou a necessidade de que esse processo seja feito com sustentabilidade, além do apoio das comunidades por onde os empreendimentos irão passar.
O projeto Northern Gateway, entretanto, não é bem visto pelo primeiro-ministro. Trudeau se mostrou preocupado com as possíveis consequências de um desastre na Great Bear Rainforest, floresta localizada na costa pacífica, na província de British Columbia. O debate ambiental tem se colocado cada vez mais polarizado no país, com críticas aos governos anteriores por sua ineficiência na criação de leis ambientais, enquanto a indústria sinaliza com a necessidade de novos empreendimentos para geração de emprego e renda.
“Estamos aqui para o longo prazo. Nós queremos uma política climática que nos ajude a ser competitivos e que nos permita abrir novos mercados para nossos produtos”, afirmou a vice-presidente para Sustentabilidade da Suncor Energy, Arlene Strom.
Deixe seu comentário