INDÚSTRIA APROVA INDICAÇÃO DE PEDRO PARENTE PARA A PETROBRÁS E ESPERA RETOMADA DE INVESTIMENTOS

Por Daniel Fraiha e Davi de Souza – 

Pedro Parente

Pedro Parente, novo presidente da Petrobrás

O nome de Pedro Parente para o comando da Petrobrás está sendo comemorado pelo mercado, que vê no executivo um perfil qualificado para fortalecer a estatal e ajudá-la a retomar a imagem de força e liderança no País, com a volta dos investimentos e dos projetos que se encontram paralisados. Um dos maiores desafios é o equacionamento da dívida e a conciliação com os aportes necessários para o avanço das operações, mas a impressão do mercado em geral, indicada por diversos representantes do setor de óleo e gás brasileiro ouvidos pelo Petronotícias, é a de que ele reúne as qualidades necessárias para liderar esse processo.

O passado à frente de cargos importantes no governo Fernando Henrique Cardoso, quando passou pelos ministérios da Casa Civil, do Planejamento e de Minas e Energia, atuando diretamente – e com sucesso – no gerenciamento da crise do racionamento de energia, em 2001, foram lembrados e respaldaram ainda mais sua força para atuar à frente da Petrobrás, que passa pela pior crise de sua história, com uma dívida avaliada em cerca de R$ 450 bilhões e uma extensa paralisação de projetos.

Jorge Camargo

Jorge Camargo, Presidente do IBP

 

 

Jorge Camargo – Presidente do IBP

Conheci Pedro Parente como membro do Conselho de Administração da Petrobras, chefiando a Casa Civil e coordenando o Comitê de Gestão da Crise Energética. Ele é um gestor impressionante pela imensa capacidade de trabalho, análise e execução. Estamos ansiosos para nos reunirmos e discutirmos a agenda da indústria.

 

 

Eduardo Eugenio Gouvea Vieira

Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira – Presidente da Firjan


 A confirmação de Pedro Parente para presidente da Petrobrás é um passo decisivo para a recuperação da mais icônica companhia brasileira. A Petrobrás, com seu portfólio de encomendas, é dos motores da economia nacional em um segmento que responde por mais de 400 mil empregos. Seu resgate é um estágio essencial para a reafirmação da credibilidade internacional do Brasil.

Seus atributos éticos irretocáveis enquanto homem público, somados à sua experiência de grande êxito no universo corporativo, como CEO da Bunge Brasil, devem ser encarados como um símbolo da preocupação do novo Governo com a reestruturação negocial e moral de uma companhia que sempre foi motivo de orgulho para os brasileiros. A Petrobrás não podia estar em melhores mãos.

Nelson Romano, Doris EngenhariaNelson Romano – Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Industrial  (ABEMI)

Nós recebemos de forma muito positiva e com entusiasmo a indicação. Nós acompanhamos o Pedro Parente como secretário executivo do governo de Fernando Henrique, ele ocupou ministérios importantes com sucesso e administrou bem a crise energética, em 2001. Nós esperamos que ele consiga colocar a Petrobrás novamente nos níveis de desempenho em que ela esteve no passado. Que ele também tenha a sensibilidade ao mercado prestador de serviços, já que a Petrobrás é responsável por 80% da indústria. Estamos bastante esperançosos.

A primeira medida que ele deve tomar é tentar buscar o equacionamento da dívida da Petrobrás, e também procurar desonerar os

 compromissos em que a companhia seja obrigada a arcar com custos. Essas são medidas fundamentais para a empresa. 

Marcelo Bonilha

Marcelo Bonilha, diretor superintendente da EBSE

Marcelo Bonilha – diretor superintendente da EBSE

A expectativa é de que ele consiga reorganizar a empresa e equacionar a dívida, para que haja a retomada dos investimentos, porque hoje está tudo parado. É importante que seja dado seguimento às obras das plataformas e de melhorias nas refinarias, dentre outros projetos. Acreditamos que ele tem muita competência, conta com grande experiência, então é um bom nome.

 

Antonio Müller, presidente da Tridimensional Engenharia

Antonio Müller, presidente da Tridimensional Engenharia


Antonio Muller – presidente da Tridimensional Engenharia

Acho que é um excelente nome, uma pessoa com bastante experiência em gerenciar empresas de grande porte, fez um excelente trabalho no passado, no período em que tivemos racionamento de energia, então é uma grande aquisição para o mercado e para a Petrobrás.

Acho que começará a haver decisões que aquecerão o mercado de petróleo, hoje muito parado. É uma pessoa do setor, que já foi ministro de Minas e Energia, que conhece bem a Petrobrás e tem o respeito do mercado, então é muito bem vindo.

cristina graham

Cristina Graham, Diretora Comercial da PH Dutos

Cristina Graham – Diretora Comercial da PH Dutos

Estou bastante positiva sobre a nomeação do Pedro Parente como novo presidente. Escutei a pronunciação dele e o fato de não haver mais indicações políticas é muito bom. Acho que é uma pessoa ética, que está vindo com boas ideias e uma boa forma de agir, então é bem positiva a chegada dele.

A expectativa para o mercado é que a Petrobrás retome as obras e os projetos, facilite os processos para várias empresas que estão tendo dificuldades e que abra um pouco mais o mercado. Porque a Petrobrás sempre foi muito fechada para algumas coisas, então várias empresas de médio porte que traziam inovações, muitas vezes não conseguiam levá-las para a companhia. Então é importante abrir para mais empresas participarem, mais ideias possam circular no âmbito dos avanços da Petrobrás e que ela esteja mais envolvida com a nova realidade do País.

José Adolfo Siqueira, Diretor Executivo da Abitam

José Adolfo Siqueira, Diretor Executivo da Abitam

José Adolfo Siqueira  Presidente da Associação Brasileira, da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal (ABITAM)

Uma excelente escolha. O Pedro Parente é muito competente, já foi ministro de Minas e Energia e conhece o segmento. Ele é um burocrata competente e tenho certeza que irá fazer uma grande administração técnica. A Petrobrás tem agora chances de se recuperar.

O que é preciso agora é fazer voltarem os investimentos para melhorar a indústria. Tem que haver uma demanda por equipamentos. O governo precisa destravar a questão das concessões e atrair o capital estrangeiro. Precisamos gerar obras para demandar máquinas e equipamentos. Acho que o novo governo está no caminho certo.

Marcos-Cueva-HBR-Oceanica-2

Marcos Cueva, diretor da Oceânica

Marcos Cueva – diretor da Oceânica

Eu considero que a escolha foi boa. As primeiras declarações do novo presidente, de que ele exigiu não ter que fazer escolhas por indicações políticas, foram positivas. Também tem o fato de ele ser um engenheiro, o que também nos anima um pouco mais. Com isso, a gente espera que ele esteja preocupado tanto com a questão de valores quanto com a parte de engenharia.

A Petrobrás precisa agora garantir uma previsibilidade maior. Temos dois FPSOs na praça e o que não falta são boatos de que não vai acontecer um ou outro. O prazo já foi adiado e o mercado fica nervoso com isso. Tem também a notícia de desmobilização das sondas de perfuração. O importante é ter previsibilidade do que vai acontecer. É preciso ter um plano de negócios que as empresas prestadoras possam confiar.

Claudio Makarovsky – Diretor de óleo e gás da Siemens

É uma pessoa que teve uma experiência importante com o apagão em 2001, então ele é sensacional em gestão de crises. Tem experiência. E no discurso de posse ele enfatizou bastante a separação de indicação política e técnica na Petrobrás, o que a empresa precisa há muito tempo.

A expectativa é que ele repita o que fez no passado, dando agilidade às tomadas de decisão e preservando a indústria nacional. Hoje temos um parque industrial praticamente parado no País e esperamos que em breve isso seja retomado. Mas não está só na mão dele. Também dependemos de questões ligadas à ANP, como a unitização de áreas, entre outras questões. Se essas coisas acontecerem, teremos uma economia renovada em médio-longo prazo, independente de preço de barril de petróleo. Então acho que é a pessoa certa no lugar certo.

Carlo Cervo

Carlo Cervo, Country Manager da Modex Energy no Brasil

Carlo Cervo – Country Manager da Modex Energy no Brasil

A minha ideia básica em relação à indicação dele é que é uma pessoa da época do Fernando Henrique, que foi quando o Brasil estava no caminho correto, então ele tem uma grande bagagem desse período, que pode ajudá-lo a enfrentar a situação atual na empresa. Gostei que resgataram uma pessoa com um histórico empresarial e público muito importante, com grande competência.

Espero mais profissionalismo na gestão da empresa e menos interferência governamental. Esse governo novo é liberal, então acho que o novo presidente está mais adequado do que o Bendine, que era reflexo do governo PT, apesar de ter buscado um caminho mais comportado do que as gestões anteriores. Desse modo, espero que consiga gerir a empresa com mais profissionalismo.

João Martins – Diretor Comercial da Actemium

O novo presidente precisa administrar a companhia de forma transparente e falando sempre a realidade. É de suma importância ter como meta a exploração/produção no pré-sal e também em outras bacias de qualidade, além de redefinir o plano para o refino, destacando o papel da Rnest e do Comperj.

A Petrobrás possui ativos de alto valor, porém neste momento é necessário fazer um desinvestimento para reduzir a sua dívida. Estamos seguros que este é o caminho correto nas mãos da pessoa correta.

5
Deixe seu comentário

avatar
5 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Manuel AudazAssis PereiraPAULO CESAR FROES Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Assis Pereira
Visitante

NOVO COMANDO NA PETROBRAS DEVERÁ AGIR EM LINHA COM PARÁBOLA DA SAGRADA ESCRITURA. CONSTA NA SAGRADA ESCRITURA: Pedro, se tu és Pedra, que seja forte como tal para reerguer a PETROBRAS, não deixando que as portas do inferno PTista retorne e prevaleça sobre ela. Como primeiro ato no comando da moribunda Petrobras, adote uma posição firme e contundente que extermine da Estatal o intenso Corporativismo interno que reina nos escalões superiores da Companhia, em suas Diretorias, Gerencias Executivas e Gerais. Ver artigo publicado na Rede Linkedin por J.B. Assis Pereira, engenheiro aposentado da Petrobras: https://www.linkedin.com/pulse/corporativismo-intenso-na-petrobras-atualidade-impede-pereira?trk=pulse_spock-articles e https://www.linkedin.com/pulse/engenheiro-aposentado-da-petrobr%C3%A1s-monta-extenso-de-e-pereira?trk=pulse_spock-articles Ainda que dotado… Read more »

Assis Pereira
Visitante

PEDRO PARENTE VAI SE DEFRONTAR COM PETROBRAS SOB INTENSO CORPORATIVISMO INTERNO NOS ESCALÕES SUPERIORES E SOB RISCO IMINENTE DE APARELHAMENTO POLÍTICO https://www.linkedin.com/pulse/pedro-parente-vai-se-defrontar-com-petrobras-sob-intenso-pereira?trk=pulse_spock-articles Além dos argumentos elencados no relevante artigo “A encruzilhada da Petrobras”, a Estatal encontra-se submetida uma intensa ação corporativista nos escalões superiores e sob-risco iminente de crescimento do aparelhamento político, apesar da intensa ação investigativa da Policia Federal no âmbito da Lava Jato. Vejam artigos “Encruzilhados da Petrobras”: http://discrepantes.com.br/a-encruzilhada-da-petrobras/ http://www.desenvolvimentistas.com.br/blog/blog/2016/01/27/a-encruzilhada-da-petrobras/ Por sua vez, a Ouvidoria Geral da Petrobras não vem funcionando a contento, apesar de ser comandado na atualidade por Mário Vinicius Clausen Spinelli, competente profissional, conhecido como… Read more »

PAULO CESAR FROES
Visitante
PAULO CESAR FROES

PEDRO PARENTES UM HOMEM MUITO COPETENTE E COMO FUNCIONARIO DE CARREIRA ESTOU SATISFEITO COM ESSA ESCOLHA PELO NOSSO PRESIDENTE TEMMER, SÓ PELO FATO DE TIRAR ESSA CAMBADA DE KARKAMANOS PETRALHAS PETISTA JÁ É MENOR NOSSO SOFRIMENTO.

Assis Pereira
Visitante

TRANSFERÊNCIA DE EMPREGO E RENDA PARA A CHINA EM CURSO NA PETROBRAS PODE REPERCUTIR NO GOVERNO TEMER. https://www.linkedin.com/pulse/transfer%C3%AAncia-de-emprego-e-renda-para-china-em-curso-na-pereira A PETROBRAS CONTINUA TRANSFERINDO EMPREGO E RENDA PARA A CHINA. A QUE CUSTO A PETROBRAS ATRAI INTERESSES DA SINOPEC E CNOOC PARA O PRÉ-SAL? O QUE ESTÁ POR TRAZ DAS CAPTAÇÕES BILIONÁRIAS EFETUADAS COM OS CHINESES? A Petrobras determinou que as Plataformas P-55 e P-77 fossem construídas na China, assim como as demais Plataformas que a Estatal vai construir para o Pre sal. Como vai ficar o conteúdo Nacional apregoado pelo Lula e Dilma? A decisão foi tomada pelo Diretor Roberto Moro… Read more »

Manuel Audaz
Visitante
Manuel Audaz

Não esqueçamos que Pedro Parente vem de um legado sob comando de nada mais, nada menos, do competente Pedro Malan e sua equipe.