PARENTE DIZ NA NORUEGA QUE PETROBRÁS QUER REDUZIR DÍVIDA À METADE ANTES DE 2020

parenteSTAVANGER – O ritmo de “liquidação” e “queima de estoque” da Petrobrás vai ser intensificado nos próximos meses, como parte da estratégia de levantar dinheiro para reduzir a severa dívida da companhia. Isto é o que ficou nas entrelinhas no discurso do presidente da Petrobrás, Pedro Parente, nesta segunda-feira (29), na abertura da conferência Offshore Northern Seas (ONS), na Noruega. O executivo falou para uma plateia de membros da indústria mundial de óleo e gás que o objetivo é fazer com que a dívida da companhia caia pela metade antes do prazo inicial definido até então, que seria o ano de 2020.

Quem ainda tinha esperanças de que a venda de Carcará fosse reavaliada, pode tirar o cavalo da chuva. Parente declarou no evento que o plano de desinvestimentos será fundamental para a redução de dívidas e afirmou que a empresa vai perseguir as metas de vendas muito fortes para os próximos dois anos. Para este ano, a meta da petroleira é alcançar o valor de US$ 15,1 bilhões em desinvestimentos.

Parente também falou sobre a venda da BR Distribuidora, afirmando que espera receber as ofertas vinculantes pela subsidiária até o final deste ano. Com isso, o executivo acredita que no primeiro trimestre de 2017 já haverá uma decisão sobre quem será a parceira no controle da distribuidora.

O presidente da Petrobrás ainda falou sobre o aumento na produção da estatal, mesmo em meio às investigações da Lava Jato e a desaceleração do mercado de petróleo. “Nós estamos batendo recordes de produção, o pré-sal já está produzindo mais de 1,3 milhão de barris por dia”, disse.

9
Deixe seu comentário

avatar
7 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
Luciano Seixas ChagasMarcus MeurerMarcos CruzLuciano Seixas ChagasSouza Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

A reportagem com o Presidente Parente reforça minha opinião que ele só pensa nas finanças pelas finanças e esquece o papel estratégico do petróleo para o futuro da nação brasileira. Indústria de Petróleo não é banco ou tampouco equity fund. Faltou ele falar porque vendeu Carcará por preço aviltado e está começando a quebrar a cadeia do poço ao poço, ao vender parte forte do elo da cadeia, o transporte, como é adotado por todas as grandes empresas petrolíferas do mundo. O gestor de empresa de petróleo precisa saber as especificidades desta indústria, que tem idiossincrasias próprias e relevantes e… Read more »

burusera
Visitante
burusera

Quanto mimimi! As frases de efeito “…papel estratégico…futuro da nação brasileira…” são batidas e tão vazias. E quais países
adotam o modelo estatal ,inchado e ineficiente, atualmente? Quanto as tais “excessivas reservas cambiais”, talvez alguém da atual equipe econômica lembre o que a Petrobras fez com o dinheiro dos contribuintes (nosso dinheiro ao contrário da Petrobras, que é de vocês) na última década. O google pode ajudar a entender a importância das reservas internacionais! Já vou adiantando que não é tão simples quanto um cheque em branco do BNDES…

Souza
Visitante
Souza

Qual pais tem participação estatal em companhias de petróleo ? Para começar a própria Noruega a Statoil é 100% estatal…. a BP é 20% estatal (Inglaterra), a Total (França), a Aramco (Arabia Saudita)…..

Marcos Cruz
Visitante
Marcos Cruz

Falar em usar reservas cambias para capitalizar a Petrobras, e brincadeira. O Petróleo nunca foi nosso e só ganhou dinheiro com isso o governo e os funcionários da Petrobras ou empresas envolvidas em escândalos. Querem capitalizar a Petrobras, façam com dinheiro dos funcionários que receberão bônus generosos no resultado, do Petros, descontem 50% dos salários e reinvistam na empresa, porque no fim quem ganha com isso são sempre os mesmos. Depois vem esta balela de soberania nacional. Sempre paguei e continuo pagando a gasolina mais cara do mundo ou uma delas. Quem se beneficia das divisões que façam a capitalização.… Read more »

Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Caro senhor Burusera. Informações sérias não são obtidas no Google e sim em fontes oficiais. As minhas sobre reservas tirei-as do Banco Central. Mimimi é discussão chula, você pode e deve melhorar o nível para se tornar qualificado. A Statoil como a Petrobrås são empresas estatais reconhecidas mundialmente como altamente qualificadas. Também as empresas do Oriente Médio o São. Isto dito por cientistas e analistas econômicos. A sua desinformação é tanta que diz a Petrobrás usa dinheiro de brasileiros. Como quaisquer outra empresa ela é uma SA, cujo maior acionista em ações nominativas é o Governo. Assim suas desinformações são… Read more »

Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Caro senhor Burusera. Informações sérias não são obtidas no Google e sim em fontes oficiais. As minhas sobre reservas tirei-as do Banco Central. Mimimi é argumento chulo. Você pode e deve melhorar o nível para se tornar um argumentador qualificado. A Statoil como a Petrobrås são empresas estatais reconhecidas mundialmente como altamente qualificadas. Também as empresas do Oriente Médio o são. Isto dito por cientistas e analistas econômicos. A sua desinformação é tanta que diz que a Petrobrás usa dinheiro de brasileiros. Não é não. É do seu caixa e de empréstimos que ela obtém, facilmente no mercado. Como quaisquer… Read more »

Marcus Meurer
Visitante
Marcus Meurer

Luciano, Petrobras detém 51% das ações, também chamado de capital votante. Os demais 49%, chamados de minoritários, sem direito a voto e com poucos recursos legais para arguir e contestar as ações do Conselho Administrativo e seus desastrosos resultados. Vc, certamente, deve ser petroleiro. Sorte sua! Os minoritários estão sem receber dividendos há três anos mas, as PLRs… vc as recebeu. Palavras sensatas do Diretor Financeiro Ivan Valente; “são os minoritários que capitalizam a Petrobras. Deles dependemos muito”. Seu patrão Luciano, não bota um tostão do bolso nesse negócio. Na dúvida, ligue para o 0800 do canal do investidor e… Read more »

Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Senhor Marcos Meurer. Não sou da Petrobrås. Fui com mui orgulho e há muito, infelizmente, não recebo as PL’s, que você ao falar, nem sabe em quanto monta. Aposentado não recebe. Você como o senhor Burusera, pelo que postaram, fazem juízo no 0800 ou no Google. Se fosse um pouquinho cuidadoso e atento, saberia que a grana, que leva ao lucro ou perda, é consequente do retorno do investimento efetuado. Esse, quem o faz não é, certamente, Madre Tereza de Calcutá, ou o Papa. Se você lesse adequadamente o balancete, se é que o faz e não entende, a julgar… Read more »

Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Não sou da Petrobrás. Fui com mui orgulho e há muito e, infelizmente, não recebo as PL’s, que você ao falar, nem sabe em quanto monta. Aposentado não recebe. Você como o senhor Burusera, pelo que postaram, fazem juízo com base no 0800 ou no Google. Se fosse um pouquinho cuidadoso e atento, saberia que a grana, que leva ao lucro ou perda, é consequente do retorno do investimento efetuado. Esse, quem o faz não é, certamente, Madre Tereza de Calcutá ou o Papa. Se você lesse adequadamente o balancete, se é que o faz e não entende, a julgar… Read more »