GOVERNO DO RIO LANÇA MAPA SOLAR DO ESTADO

megawatt-solarO sol do Rio de Janeiro está mapeado. O Governo do estado lançou um mapa solar, após análise de 1,5 milhão de telhados, para apresentar o potencial de geração de energia solar nas áreas avaliadas do Rio.

De acordo com a avaliação do estudo, inédito no país, uma das descobertas com a pesquisa é que o potencial de geração dos telhados da cidade do Rio supera o consumo residencial carioca, entre outros indicativos. O serviço possibilita ainda a visualização de dados como a irradiação solar e a área disponível em cada edifício da cidade.

O mapa, que pode ser acessado pela internet (clicando aqui), foi criado no âmbito de um projeto de cooperação entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico; a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Governo Federal; o Instituto Pereira Passos, da Prefeitura do Rio de Janeiro; e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, como parte do programa Rio Capital da Energia.

Segundo o governo do estado do Rio, o estudo foi desenvolvido através de uma simulação 3D com base em dados tridimensionais do relevo e das construções, exceto em edificações em áreas de ocupação informal. Para o cálculo, foram escolhidos os dias com maior e menor insolação no ano de 2015.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of