A ALEMÃ ECKERT & ZIEGLER COMPRA 100% DA ARGENTINA TECNONUCLEAR ESPECIALIZADA EM PRODUTOS PARA A MEDICINA NUCLEAR

claudiaUma mudança importante no tabuleiro da medicina nuclear na América do Sul.  A  companhia alemã Eckert & Ziegler anunciou a aquisição de  100% das ações da empresa argentina Tecnonuclear,  especialista em medicina nuclear, fabricante de geradores de Tecnécio-99 e um portfólio de biomoléculas relacionadas. Os chamados  “kits frios” funcionam como vetores para a entrega de Tecnécio-99 a alvos biológicos mais específicos, como receptores e transportadores. Em conjunto com os geradores, esses rastreadores genéricos também são comumente chamados de diagnósticos SPECT. Em todo o mundo, eles representam a classe mais amplamente utilizada de produtos de medicina nuclear para a detecção de câncer e anomalias cardiovasculares. A  Eckert & Ziegler é um especialista líder em componentes relacionados a isótopos em medicina nuclear e radioterapia. A empresa oferece uma ampla gama de serviços e produtos para a indústria radiofarmacêutica, desde o trabalho de desenvolvimento inicial até a fabricação e distribuição por contrato.

Com sede em Buenos Aires, a Tecnonuclear emprega uma equipe de 60 pessoas e em 2021 registrou receitas de cerca de 10 milhões de dólares. Seus produtos já foramtecnonuclear distribuídos no passado pela Eckert & Ziegler no Brasil, onde são vendidos, junto com os geradores, como consumíveis para tomografia computadorizada de emissão de fóton único. Embora a Tecnonuclear tenha conseguido manter uma parte substancial da criação de valor para biomoléculas SPECT internamente, os produtos da empresa, até agora, não foram vendidos fora da América Latina.

O preço de compra foi baseado principalmente no poder de ganhos da Tecnonuclear e totalmente pago com o fluxo de caixa da Eckert & Ziegler. Nenhum financiamento de terceiros foi envolvido na transação. Frank Yeager (foto à esquerda), membro do Comitê Executivo do Grupo na Eckert & Ziegler responsável pelo negócio SPECT, disse que  “Junto com a rede global de sites de produção frankda Eckert & Ziegler, seus recursos financeiros e experiência na produção e comercialização de radioisótopos, a Tecnonuclear está idealmente posicionada para servir como uma entrada no mercado global de SPECT. Nosso plano é levar a tecnologia desenvolvida na Argentina para pacientes em qualquer parte do mundo”.

Já Claudia Goulart (foto principal), CEO das operações latino-americanas da Eckert & Ziegler, declarou: “A aquisição nos permite também estender a saúde crítica no Brasil, em linha com as ações recentes do governo naquele país, e em toda a América do Sul. Isso permitirá apoiar os estabelecimentos regionais de saúde em pesquisa, desenvolvimento e assistência ao paciente de classe mundial”. Atualmente, cerca de 25 milhões de pacientes por ano se beneficiam de diagnósticos SPECT, levando o mercado global a um volume de cerca de 1,7 bilhões de dólares. Com o advento de novos traçadores SPECT proprietários, a demanda deve se expandir dinamicamente, ultrapassando um volume de cerca de US$ 2,7 bilhões em 2027. Exceto por um pequeno volume de vendas no Brasil, a Eckert & Ziegler atualmente não tem atuado no segmento SPECT.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of