A ANP ORGANIZA EVENTO PARA DEBATER A REGULAÇÃO DA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NO BRASIL
A Agência Nacional de Petróleo vai realizar, no dia 6 de agosto, o seminário “Panorama da Exploração: Dados, Transparência e Regulação“. O evento será em formato híbrido e terá participação de representantes da indústria de exploração e produção de petróleo e gás (E&P). As inscrições para participação presencial, no Rio de Janeiro, deverão ser feitas até o dia 3 por meio de formulário eletrônico. Já a participação remota será realizada via Microsoft Teams. O seminário será composto por dois painéis. No primeiro, será apresentado o desempenho do segmento de exploração, com base nos resultados que compõem o Relatório Anual de Exploração 2025, a ser publicado na data do evento.
O segundo painel será dedicado à avaliação da implantação da Resolução que estabeleceu os requisitos e procedimentos para o cumprimento do Programa Exploratório Mínimo (PEM) fora dos limites da área original, após um ano de sua vigência. Esse painel ocorrerá no formato de mesa-redonda, com a participação da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo (ABPIP), a EnerGeo Alliance (aliança comercial global para o setor de geociência energética) e o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).
A fase de exploração é a primeira fase dos contratos de E&P. Nela, são executadas atividades de pesquisa com objetivo de identificar a presença, ou não, de hidrocarbonetos na área contratada (bloco exploratório). O PEM é o programa que reúne as atividades mínimas compromissadas pelas empresas a serem realizadas nessa fase. Acesse a página do seminário para programação e mais informações sobre a participação.

publicada em 30 de julho de 2026 às 12:00 




