A ARCELORMITTAL INOVA E CHAMA ESTUDANTES DA USP PARA PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DA EMPRESA
A ArcelorMittal lançou um novo desafio com a Universidade de São Paulo (USP) para a participação efetiva dos estudantes na construção da estratégia de negócios da empresa. O objetivo do “Ideathon USP e ArcelorMittal” é estimular estudantes da universidade a proporem soluções inteligentes, inovadoras, sustentáveis e que tenham grande potencial de serem aplicadas. As inscrições estão abertas até o dia 23 de abril e são voltadas para alunos da graduação e da pós-graduação da instituição. O desafio terá a duração de quatro meses. É a primeira vez que a siderúrgica permite que estudantes da graduação e pós-graduação de universidade no Brasil auxiliem no planejamento de seu modelo de negócio. Rodrigo Carazolli, gerente geral de Inovação, Novos Negócios e Açolab na ArcelorMittal Aços Longos LATAM, disse que “O Ideathon USP e ArcelorMittal é uma oportunidade para os alunos da universidade participarem do movimento de inovação aberta da empresa. A nossa expectativa é que as ideias sugeridas sejam de alto nível e possam se tornar negócios no futuro, tendo em vista a excelência e o papel relevante da USP no cenário da inovação e do empreendedorismo brasileiro.”
As propostas apresentadas podem envolver temas ligados à sustentabilidade; economia circular; redução de emissão de CO2 na cadeia de aço; soluções envolvendo coprodutos da siderurgia e construções inteligentes utilizando aço e aplicando tecnologias da indústria 4.0 na construção civil. A participação pode ser individual ou em grupos de até três pessoas. A etapa de ideação (em que serão submetidas as ideias) contará com webinars sobre mapeamento de personas,como ter boas ideias e como priorizá-las. Professor da Escola Politécnica (Poli) da USP e coordenador da Parceria, Vanderley John destaca que o Ideathon é a forma que a USP e a ArcelorMittal encontraram para engajar os alunos no processo de inovação. “A única maneira do Brasil reduzir a pobreza e se desenvolver é com a inovação: criar produtos e serviços novos, que o mundo deseje e esteja disposto a pagar por isto”. John esclarece que o ensino tradicional educa a aplicar soluções existentes a problemas conhecidos, e a inovação é a busca de uma nova solução, ou até mesmo identificação de um novo problema. Esta habilidade não está nos nossos currículos de engenharia”. Um dos diferenciais do desafio será a capacitação dos estudantes por especialistas da USP e da ArcelorMittal para a elaboração das propostas. De acordo com Carazolli, os eixos temáticos selecionados estão alinhados às necessidades relevantes de mercado e têm também como meta gerar contribuições importantes para a sociedade. “É com esse entusiasmo que a ArcelorMittal e o Açolab – hub de inovação da empresa – estão encarando esse desafio.”
Deixe seu comentário