A BRITÂNICA ROLLS-ROYCE E A ESTATAL CHECA CEZ SE UNEM PARA CONSTRUIR UM REATOR NUCLEAR MODULAR

tomA empresa britânica Rolls-Royce e a concessionária tcheca ?EZ,  assinaram um Memorando de Entendimento para explorar o potencial de pequenos reatores modulares na República Tcheca. A Rolls-Royce lidera o UK SMR Consortium, que também inclui Assystem, Atkins, BAM Nuttall, Jacobs, Laing O’Rourke, Laboratório Nuclear Nacional, Centro de Pesquisa de Fabricação Avançada Nuclear e TWI. ?EZ já celebrou acordos semelhantes com NuScale e GE Hitachi. O conceito UK SMR é um reator de água de pequena pressão padrão, com um tempo de operação planejado de 60 anos e potência instalada de 440 MWe. O período de construção de toda a instalação não deve exceder cinco anos, observou ?EZ.

Tom Samson(foto principal), CEO interino do UK SMR Consortium, disse: “A acessibilidade e a velocidade com que podemos montar toda a usina sem dúvida a jjjjtornarão uma opção muito atraente para a ?EZ, que espera seu futuro fornecimento confiável de energia de baixo carbono”.  Daniel Beneš(foto a direita), presidente da ?EZ acrescentou: “Novas soluções e tecnologias de energia desempenham um papel importante em nosso negócio e temos nos concentrado em pequenos reatores modulares já há algum tempo, especialmente em nossa empresa de pesquisa UJV ?ež. No futuro, eles pode ser uma alternativa importante que não podemos ignorar. “

A ?EZ opera seis unidades em suas usinas nucleares de Dukovany e Temelín, que produzem mais de um terço de toda a eletricidade na República Tcheca. A subsidiária da ?EZ, Elektrárna Dukovany II, está atualmente trabalhando na construção de uma nova unidade no local de Dukovany. Pretende operar as unidades existentes por 60 anos. Bohdan Zronek, diretor da Divisão de Energia Nuclear da ?EZ, disse que: “Embora estejamos trabalhando intensamente em uma nova unidade de reator em Dukovany, estamos envolvidos nesses projetos com vista a um maior desenvolvimento da energia nuclear, cuja posição na matriz energética de nossa empresa continuará a crescer. “

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of