ENEL GREEN POWER INICIA AS OPERAÇÕES DO PARQUE EÓLICO MORRO DO CHAPÉU II, NA BAHIA
A subsidiária brasileira de energia renovável do Grupo Enel, Enel Green Power, iniciou a operação do parque eólico Morro do Chapéu Sul II, nos municípios de Morro do Chapéu e Cafarnaum, na Bahia. Com capacidade instalada de 353 MW, o empreendimento está localizado na mesma região onde a Enel Green Power construiu e opera, desde janeiro de 2018, o parque eólico Morro do Chapéu Sul (172 MW). O Grupo Enel investiu ao todo cerca de R$ 1,92 bilhão, o equivalente a cerca de 374 milhões de dólares, na construção de Morro do Chapéu II. Da capacidade instalada total do empreendimento, cerca de metade já está conectada ao Sistema Interligado Nacional. A expectativa é que o parque esteja em plena operação até janeiro de 2022.
Para Roberta Bonomi, responsável da Enel Green Power no Brasil, o início das operações em Morro do Chapéu Sul II reafirma o compromisso da empresa de contribuir com a diversificação das fontes renováveis, colocando à disposição do sistema elétrico um volume substancial de nova capacidade instalada capaz de auxiliar o país diante da atual escassez hídrica. “Este é o quarto empreendimento renovável da Enel a entrar em operação no país em 2021. Apenas entre 2020 e início de 2022, teremos colocado em operação cerca de 2,6 GW de nova capacidade eólica e solar, contribuindo para o nosso crescimento sustentável na região”, afirmou a executiva. O parque eólico Morro do Chapéu Sul II é composto por 84 aerogeradores e, quando estiver em pleno funcionamento, será capaz de gerar mais de 1.800 GWh de energia por ano, evitando a emissão de cerca de 992 mil toneladas de CO2 na atmosfera anualmente. A produção de energia do parque será majoritariamente fornecida ao mercado livre para venda a clientes comerciais, alavancando a presença integrada da Enel no país.
No Brasil, o Grupo Enel, por meio de suas subsidiárias EGPB e Enel Brasil, tem uma capacidade total instalada renovável de mais de 4,3 GW, dos quais mais de 1,8 GW são de fonte eólica, cerca de 1,2 GW são de fonte solar e cerca de 1,3 GW de hidro. A Enel é uma empresa multinacional de energia e um player integrado nos mercados globais de energia e energias renováveis, bem como a principal operadora de gás no mercado de varejo. A Enel distribui eletricidade por meio de uma rede de mais de 2,2 milhões de quilômetros e, com mais de 75 milhões de usuários finais.
Deixe seu comentário