A ENEL X VENCE LEILÃO E SERÁ A RESPONSÁVEL PELA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DA CIDADE DE CARUARU, EM PERNAMBUCO
A Enel X Brasil, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos e soluções digitais, apresentou a melhor oferta para assinar um contrato de 20 anos para administrar o parque de iluminação do município de Caruaru, localizado em Pernambuco, na região Nordeste do país. A companhia, juntamente com as empresas Selt Engenharia e Mobit, integra o consórcio vencedor do leilão realizado pelo município e será responsável por modernizar e gerenciar o sistema de iluminação pública da cidade durante o período de 20 anos. Este é o segundo projeto de PPP que a companhia vai operar no país, alinhado à estratégia da Enel X de investir em iluminação pública no Brasil com tecnologia e eficiência.
O investimento no projeto é de aproximadamente R$ 100 milhões, de acordo com o valor previsto no edital, com mais de 34 mil pontos de iluminação pública. Apenas nos dois primeiros anos do contrato de concessão, a Enel X modernizará todos os pontos de iluminação na cidade usando LED. O contrato prevê ainda a expansão do parque ao longo do contrato e a modernização para LED, sendo que cerca de 14,8% deste total de luminárias será equipado com tecnologia de gestão remota via Telecontrole. A empresa também implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por telefone e canais digitais. A meta é que as ações de modernização resultem em redução de consumo de energia de pelo menos 48,4% de eficiência energética.
“A missão da Enel X é alcançar uma posição de destaque neste mercado em até cinco anos. No Brasil, muitos sistemas de iluminação pública urbana ainda dependem de iluminação tradicional que usam fontes de luz obsoletas e ineficientes”, disse o presidente da Enel X no Brasil, Francisco Scroffa (foto). “Eles têm diferentes impactos negativos, como baixa qualidade e mais poluição luminosa, interrupções frequentes e níveis de consumo muito alto. Permitiremos à administração pública de Caruaru transformar a infraestrutura de iluminação, incluindo alguns pontos turísticos, em um ativo valioso que tornará as áreas urbanas mais seguras, modernas, eficientes e atraentes”, completou.
Deixe seu comentário