faixa - nao remover

A ETERNIT INAUGUROU UMA NOVA FÁBRICA NO CEARÁ DE OLHO EM EXPANDIR SEUS NEGÓCIOS EM TODA REGIÃO NORTE DO PAÍS

pauloA Eternit – companhia focada no setor de materiais de construção e  uma das lideres  de mercado no segmento de coberturas – inaugurou, na cidade de Caucaia, Ceará, a sua mais nova unidade para produção de telhas de fibrocimento. Com um investimento de R$ 187 milhões, o projeto foi idealizado para ser uma fábrica modelo em sustentabilidade, contando com a instalação de 2160 telhas fotovoltaicas na cobertura, captação de águas pluviais e parcerias com órgãos ambientais e estaduais que viabilizaram a transferência de quase 300 animais silvestres para áreas próximas. A Eternit Primeira fornecedora de fibrocimento na região. A unidade reflete os esforços da companhia  em se tornar referência em responsabilidade ambiental e social em todos os seus projetos futuros.  Paulo Andrade, presidente da companhia,dia que “Desde a sua concepção, a construção foi projetada para gerar o menor impacto possível para o meio ambiente. O investimento em sustentabilidade elevou em apenas 8% o custo total do projeto, valor que deve ser revertido em até cinco anos, principalmente por meio da autossuficiência energética.”

A nova unidade já gerou cerca de 83 empregos diretos e mais de 400 indiretos na região. Em parceria com o Instituto Federal do Ceará – IFCE, a empresa investiu emeternit cursos de formação para operação e manutenção de processos industriais, de modo a formar profissionais para atuação na fábrica. “Foi um mecanismo que possibilitou a comunidade nos conhecer, entender o processo e despertar o seu interesse em fazer parte do nosso grupo de colaboradores”, destaca Paulo. Com a fábrica, a Eternit espera ampliar a participação no Norte e Nordeste. O projeto representara um ganho inicial de aproximadamente 7 mil toneladas/mês.

No telhado do galpão de produção da unidade foram utilizadas as telhas fotovoltaicas de fibrocimento Eternit Solar, lançadas no primeiro semestre de 2023, com capacidade de gerar 41,2MWh/mês de energia limpa e renovável, o suficiente para abastecer 300 casas. Além da energia solar, a fábrica conta com outras medidas sustentáveis, como tratamento de água bruta e captação de água de chuvas no galpão de produção. O galpão tem uma área de área 10.000 m², estação de tratamento de esgoto com reuso da água para jardinagem, máquina com circuito fechado e com tecnologia de reutilização de água, transformadores a seco, canalização das águas que provém de grandes chuvas e preservação da reserva ambiental.A Eternit utiliza matérias-primas recicladas em todas as suas unidades no processo produtivo. A nova fábrica tem a previsão de utilizar aproximadamente 900 toneladas de papelão e tecido anualmente, uma iniciativa importante para reduzir o impacto ambiental da produção industrial.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of