A CANADENSE ENBRIDGE DIZ QUE NÃO VAI OBEDECER ORDEM DA GOVERNADORA PARA INTERROMPER OLEODUTO SOB O LAGO DE MICHIGAN

swswA gigante canadense Enbridge disse que continuará operando seu oleoduto da Linha 5 sob o Estreito de Mackinac, apesar do prazo pendente para fechar o oleoduto nos próximos meses, após uma revogação da servidão pela governadora de Michigan, Gretchen Whitmer (foto principal). Em uma carta de 7 páginas para Whitmer, a companhia canadense  alegou que o estado “carece de autoridade” para revogar a servidão de 67 anos com base em problemas históricos de conformidade em vez de uma “violação existente que justificaria a rescisão”, e indicou que não deixará de operar o gasoduto sem uma ordem judicial. A Enbridge afirma que pretende operar a Linha 5 sob o estreito até que uma substituição seja construída dentro de um túnel que a empresa está atualmente buscando licenças do estado de Michigan e do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos para construir.

A empresa diz que a justificativa do estado para a rescisão da servidão “ignora evidências científicas e se baseia em informações imprecisas e wswswswwdesatualizadas”. A empresa já havia afirmado que a ordem de Whitmer viola a Constituição dos Estados Unidos: “Nossa análise mostra que o estado não tem autoridade para encerrar ou revogar a servidão de 1953”, escreveu o vice-presidente da Enbridge, Vern Yu (foto à direita). “Pretendemos operar as linhas duplas até que o duto de substituição sob o estreito, dentro do túnel, seja colocado em serviço.” O gabinete  de Whitmer encaminhou o comentário ao Departamento de Recursos Naturais de Michigan (DNR) e a agência estadual que detém a servidão. Em um comunicado, o DNR disse que está por trás da decisão de revogação e que a presença contínua da Line 5 “viola a confiança pública e representa uma grave ameaça ao meio ambiente e à economia de Michigan”.

O DNR chamou a carta de Enbridge de uma “tentativa de limpar com força a longa história da empresa de violar os termos da servidão de 1953 e seu atual não cumprimento.”  O diretor do DNR, Dan Eichinger, disse que “A Enbridge não pode decidir unilateralmente quando as leis e acordos vinculativos se aplicam e quando não. Estamos ansiosos para apresentar nosso caso no tribunal, não por meio de cartas e comunicados à imprensa.” A Enbridge e o governo de Michigan estão lutando nos tribunais   pelo futuro da Linha 5, que transporta petróleo e derivados entre Wisconsin e Ontário por meio das Penínsulas Superior rgrgrgrggre Inferior de Michigan. O gasoduto de 840 quilômetros atravessa o Lago Michigan próximo à Ponte Mackinac. A Enbridge está buscando uma liminar para bloquear a ordem de fechamento de Whitmer e quer que um processo concorrente   movido pela Procuradora Geral de Michigan, Dana Nessel, pedindo a um juiz do tribunal estadual para manter a ordem do governador seja movido para o tribunal federal. Ambas as ações estão pendentes perante a juíza do Tribunal Distrital dos Estados Unidos, Janet T. Neff, em Grand Rapids.

Em 13 de novembro, Whitmer deu a Enbridge até maio para desativar a Linha 5, depois de anunciar a revogação da servidão após uma revisão da autorização realizada pelo  DNR. A medida foi anunciada por oponentes que ansiavam ver a linha fechada, mas criticada por funcionários no Canadá e em Ohio, onde os produtos de petróleo da Linha 5 oferecem suporte à infraestrutura de refino de petróleo. A Enbridge diz que o velho gasoduto é seguro, mas os oponentes vêm argumentando há anos que o risco representado por um derramamento de óleo onde os lagos Michigan e Huron se conectam, é muito grande.

Os críticos da ordem de desligamento da Linha 5 dizem que isso criaria problemas com o fornecimento de propano para aquecimento residencial na Península Superior. Em dezembro, a procuradora-geral Dana Nessel questionou isso, dizendo “Não acho que veremos as consequências catastróficas que Enbridge está prevendo, porque existem tantas maneiras diferentes de fornecer combustível para as casas dos residentes”. Desde 2018, a gtgtgtgtgtEnbridge vem realizando um projeto de construção para construir um túnel para um gasoduto substituto sob o estreito, após um acordo com o ex-governador republicano Rick Snyder. Neste túnel, está previsto o lançamento de um duas linhas de um gasoduto de oito quilômetros usando a tecnologia da empresa brasileira Liderroll.

No início de dezembro, o Departamento de Meio Ambiente, Grandes Lagos e Energia (EGLE) de Michigan estendeu sua revisão dos pedidos de permissão do projeto do túnel Enbridge após a descoberta de “possíveis artefatos culturais tribais pré-históricos sob o estreito próximo à rota do túnel.” Em sua carta a Whitmer, a Enbridge criticou o estado por confiar em ultrapassagens anteriores de um limite de extensões não suportadas acima do leito do lago, como justificativa para a rescisão de servidão, argumentando que o documento exige uma “violação especificada” de termos. A empresa também argumenta que aqaqaqaqo governo de Michigan não citou exemplos existentes de perda de revestimento protetor no oleoduto e sugeriu que o estado interpretou mal outros dados técnicos e que se recusou a discutir certas questões técnicas e que a agência federal reguladora de dutos PHMSA considerou a Linha 5 apta para operação.

A carta chega no momento em que Pete Buttigieg (foto à esquerda) está prestes a se tornar o novo diretor do Departamento de Transporte dos Estados Unidos, que abriga o PHMSA, sob a administração do presidente eleito Joe Biden, se confirmado pelo Senado dos Estados Unidos. Buttigieg pediu o fechamento da Linha 5 como candidato democrata às primárias à presidência, mas não fez nenhuma declaração pública sobre o gasoduto nos últimos meses.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of