BRASIL WINDPOWER COMEÇA EM SÃO PAULO TRAZENDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA A GERAÇÃO EÓLICA DE ENERGIA

GLAUCOA Hitachi Energy, uma das empresas líderes globais em tecnologia para o setor de energia, quer marcar sua participação na Brazil Windpower, principal evento de energia eólica do país. Com os desafios crescentes na expansão do grid elétrico brasileiro e a presença cada vez mais efetiva das fontes renováveis, a empresa vai apresentar soluções para integrar as redes de energia de forma segura e confiável. Este é um dos principais focos da companhia que está presente em mais da metade dos parques eólicos e solares do Brasil, sendo responsável pela conexão de mais de 8 GW de energia eólica ao grid nacional. Entre as soluções que serão apresentadas na feira, estão produtos voltados para descarbonização, como o portfólio EconiQ, por meio do qual o impacto ambiental e a pegada de carbono ao longo do ciclo de vida são significativamente reduzidos. A linha inclui transformadores ecoeficientes e equipamentos de pátio e subestações completas de alta tensão que elimina o hexafluoreto de enxofre. A Brazil Windpower, que começou hoje (18) e vai até o dia 20, reúne no São Paulo Expo, as principais autoridades e executivos do setor, promovendo painéis, relacionamento e negócios entre centenas de profissionais.

A Hitachi Energy também apresenta soluções para a digitalização do setor – que permitem um monitoramento detalhado e em tempo real dos equipamentos,ba wilmelhorando tanto a sua disponibilidade quanto a segurança, como é o caso das soluções TXpert e RelCare,” diz a empresa. Os visitantes também poderão conferir os softwares do ecossistema LUMADA, como o LUMADA Asset Performance Management (APM), que foi projetado para fornecer informações de integridade e desempenho para evitar falhas críticas de ativos e otimizar os custos do ciclo de vida dos ativos. Outra novidade que a Hitachi Energy traz para a feira é o Grid-eXpandT, uma gama abrangente de soluções modulares pré-fabricadas de conexão de rede isoladas a ar e a gás que reduz o tempo e o custo de instalação e acelera a transição para um sistema de feiaenergia sustentável.

Colocamos em operação a primeira subestação digital de 500KV do mundo, em 2020, e seguimos nos tornando cada vez mais presentes nos parques de geração renovável. Estamos orgulhosos em participar deste evento já tão tradicional e relevante do setor, trazendo nossas soluções e criando conexões para promover um futuro de energia sustentável para todos”, disse o Diretor de Marketing e Vendas da Hitachi Energy, Glauco Freitas (foto).

Outra empresa, a Castrol, também estará presente na Brasil Windpower, porque ela vê uma grande oportunidade de negócios.   Mais de 90% do aumento da geração dedebora energia prevista no Brasil em 2023 virá de fontes solar e eólica, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esse número mostra a importância deste segmento para o País.  A  Castrol é uma das líderes em lubrificantes Premium. Com a presença das principais autoridades do setor, entidades representativas, fabricantes e executivos do segmento eólico, o evento irá discutir tendências, novidades tecnológicas, fontes de financiamento e os desafios para a expansão do mercado de energia limpa no Brasil e em toda a América Latina.

Durante os três dias, a empresa vai enfatizar o portfólio Castrol Industrial, como uma referência no mundo todo com produtos de alta tecnologia, e destacará a linha Castrol Optigear Synthetic, que possui uma tecnologia de lubrificação de gearboxes de turbinas eólicas. A tecnologia de Optigear forma uma película antidesgaste que combate o atrito e portanto, possibilita um melhor desempenho e maior eficiência das gearboxes. O coeficiente de atrito das peças é reduzido em até 60% em comparação com óleos de engrenagens convencionais e, quanto menor o atrito, maior a economia de energia.

Para Deborah Sciamarella(foto a direita), diretora de marketing da Castrol, além de maior eficiência operacional, o uso deste produto aumenta a vida útil da turbina eólica em mais 7 anos: “Participar da Brazil WindPower é uma grande oportunidade para destacarmos como a utilização da linha Castrol Optigear Synthetic faz com que as empresas fabricantes de turbinas eólicas e empresas proprietárias de fazendas eólicas economizem milhões de reais em manutenção.”  A Castrol também vai focar em outros produtos complementando sua oferta para turbinas eólicas:

  • MAIN BEARING: Castrol Optigear Synthetic X 320, Castrol Optigear Synthetic CT 320, Castrol Tribol GR SW4601;
  • YAW BEARING: Castrol Tribol 1350 – 2.5 PD
  • HYDRAULIC SYSTEMS: Castrol Hyspin AWH-M 3
  • MAIN GEAR AND AUXILIARY GEAR DRIVES: Castrol Optigear Synthetic X 320,;  Castrol Optigear Synthetic CT 320;
  • GENERATOR BEARING: Castrol Tribol GR 100-PD
  • YAW OPEN GEAR:  Castrol Tribol 1350 – 2.5 PD, Castrol Molub-Alloy 936 SF

felipeO Grupo Nordex,   um dos maiores fabricantes mundiais de turbinas eólicas, também está participando  da Brazil Windpower 2022. O grupo apresenta o seu portfólio de aerogeradores, no momento muito positivo de mercado para a geração eólica, segundo o seu diretor geral, Felipe Ramalho:Esta edição da Brazil Windpower 2022 fortalece a importância da geração eólica como a segunda maior fonte da nossa matriz energética, e o Grupo Nordex destaca-se nesse contexto, operando com capacidade máxima e com boa parte da produção de 2023 e 2024 já comercializada.” Na última década, o Brasil saltou de 1 GW de capacidade instalada de fonte eólica em 2011, para 21,5 GW em 2022.  O Grupo Nordex instalou cerca de 2,4 GW da capacidade do país, e tendo outros 2,5 GW já comercializados. No total, são mais de 1.200 aerogeradores, entre já instalados e a instalar, em 29 parques eólicos.

Para atender o crescimento da demanda por seus aerogeradores, a empresa concluiu recentemente a expansão da capacidadenordex produtiva de sua fábrica de nacelles e hubs de Simões Filho (BA). Também iniciou, em junho deste ano, a operação de uma nova fábrica de torres de concreto em Lajes (RN), que terá capacidade para atender projetos numa região com grande potencial eólico. O grupo também anunciou um novo contrato no Brasil para fornecer 80 aerogeradores do modelo para o Projeto Feijão, localizado entre os municípios de Simões (PI) e Araripina (PE), de propriedade de uma joint venture formada pelo Green Investment Group, um gestor de ativos do Grupo australiano Macquire, e a Hydro Rein, pertencente à norueguesa Hydro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of