A IGUÁ ASSINA CONTRATO PARA ASSUMIR EM SEIS MESES AS OPERAÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA PARA PARTE DA CIDADE DO RIO
A Iguá Rio de Janeiro assinou o contrato de concessão dos serviços públicos de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário, referente ao bloco 2 dos ativos da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE). A partir de agora, terá início ao período de operação assistida, com duração de seis meses, podendo ser antecipada a critério do Estado. Nessa fase, a concessionária acompanhará a CEDAE que continuará operando os serviços. Após esse período, a Iguá assumirá de forma definitiva a operação. O contrato de concessão envolve os serviços públicos de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário para cerca de 1,2 milhão de pessoas. Na capital fluminense, a CEDAE permanecerá sendo a responsável pela captação de água bruta e o seu respectivo tratamento. Dessa forma, a Iguá se responsabilizará pelos serviços de distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto. Já nos Municípios de Paty do Alferes e Miguel Pereira, na região Centro-Sul do Estado, a concessionária realizará a captação, tratamento e distribuição de água tratada, além dos serviços de esgotamento sanitário.
A Iguá é uma companhia de saneamento controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público privadas. Para o seu presidente, Carlos Brandão, “ É um momento especial. Estamos na fase de recrutamento de pessoas, de planejamento e de preparação para essa nova etapa, que com certeza marcará a nossa história e reforçará o propósito de sermos a melhor empresa de saneamento para o Brasil. Continuamos focados na aquisição de concessões e na formação de parcerias público-privadas para ganhar escala no setor brasileiro de água e esgoto.”
O contrato de concessão terá duração de 35 anos e conta com investimentos estimados de R$ 2,7 bilhões, além do pagamento de mais de R$ 8 bilhões a título de outorga (fixa e variável). O bloco 2 compreende alguns bairros da zona oeste da capital fluminense: Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia (Jacarepaguá), Gardênia Azul, Anil, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, Praça Seca (parcial), Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e Vila Valqueire, bem como os Municípios de Paty do Alferes e Miguel Pereira. Além dos investimentos estimados ao longo desse período, bem como o alcance das metas contratuais que contribuem para a universalização de água e esgoto, o projeto prevê outros benefícios diretos e indiretos: a conservação de mananciais, a melhoria na qualidade de vida da população, a melhoria de saúde e de bem-estar.
Deixe seu comentário