faixa - nao remover

A ICONIC CONSEGUE AMPLIAR PARA 40% O PERCENTUAL DE RESINAS RECICLÁVEIS NAS EMBALAGENS DE ÓLEOS LUBRIFICANTES

OLEO 1A ICONIC, uma das líderes em lubrificantes no Brasil, responsável pelas duas principais marcas do mercado: Texaco e Ipiranga Lubrificantes, acaba de anunciar o aumento do percentual de uso de resina reciclada (PCR) nas embalagens de alguns de seus produtos. Agora eles contam com embalagens de tripla camada que totaliza 40% de uso de PCR em sua composição, aplicada em suas bombonas de 20 litros, na cor preta, para comercialização de lubrificantes. Desde outubro de 2022, a empresa já utiliza embalagens monocamada com 20% de resina produzida a partir de materiais plásticos pós consumo e já estudava aumentar este volume. Para ampliar o percentual de resina reciclada foram realizados testes de transporte, vida útil do material na prateleira, compatibilidade, estresse, resistência, compressão, densidade e fluidez das embalagens em ambientes de laboratório (externo e interno), transporte, envase e armazéns. Além disso, a ICONIC informa que  realizou ações para maior controle de distribuição de massa no produto, aplicaando avaliações de matéria-prima reciclada, além de se estudar um novo mix de materiais. As embalagens contam com a nova tecnologia de tripla camada e maior proteção contra potenciais problemas estruturais e formação de rachaduras, conhecidas como “stress cracking”.

Amanda Silveira(foto a direita), especialista de sustentabilidade da companhia, diz que “Aqui na ICONIC nós prezamos pela qualidade e excelência dos nossos produtos

Amanda Silveira - IONIC

Amanda Silveira – IONIC

e com as embalagens não seria diferente. É importante garantir que o varejista e o consumidor não tenham problemas com elas. Temos recebido uma resposta positiva do mercado para esta iniciativa e já estamos estudando elevar para 60% o índice de PCR nas bombonas de 20 litros. Desta forma, também fomentamos a economia circular, reforçamos nosso compromisso com os princípios de ESG e atendemos uma demanda dos consumidores por produtos mais sustentáveis.”

OLEO CAPAA ICONIC também já iniciou os testes nas embalagens de 1 litro de lubrificantes para aplicação de 28% de PCR em sua composição. Desde junho deste ano, foram realizados testes adicionais de controle de qualidade em parceria com o CETEA – Centro de Tecnologia de Embalagem, que atestou os principais ofensores a qualidade e desempenho. A expectativa é começar a comercializar lubrificantes com esta nova embalagem de 1 litro ainda neste ano: “Nos testes que realizamos para o portfólio de 1 litro, concluímos que era possível reduzir a gramatura das embalagens em aproximadamente 4%., Este fator diminui o consumo da resina plástica virgem em 58 toneladas mensalmente, já contabilizando aOLEO aplicação do PCR. Desta forma, diminuímos o consumo de plástico em nosso processo e aumentamos o teor de reciclabilidade em nossas embalagens“, concluiu Amanda.

O recolhimento destas embalagens (bombonas de 20 litros e linha de 1 litro) é gerido pelo Instituto Jogue Limpo, uma referência em melhores práticas de logística reversa no Brasil, para que todas tenham sua correta destinação. As iniciativas de sustentabilidade da ICONIC – que contemplam inovação, governança e transparência, saúde e bem-estar, desenvolvimento socioeconômico, gestão de matéria-prima e resíduos, transição energética e inclusão e diversidade – fazem parte do Futuro Sustentável da empresa. Este é um programa desenvolvido em parceria com entidades, clientes e sociedade para ser um legado institucional também para que as futuras gerações.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of