A MITSUBISHI CONCLUIU A FABRICAÇÃO DE TRÊS NOVOS GERADORES DE VAPOR ENCOMENDADOS PELA FRANCESA EDF

gerador equipeA Mitsubishi Heavy Industries (MHI) concluiu em sua fábrica de Kobe, no Japão, três dos nove geradores de vapor de substituição encomendados pela EDF, operadora nuclear francesa. Os geradores de vapor transferem a energia térmica gerada no vaso do reator de água pressurizada (PWR) do sistema de resfriamento primário ( reator) para o sistema de resfriamento secundário (turbina), produzindo o vapor para acionar a turbina de geração de eletricidade. Os geradores de vapor – cada um com cerca de 21 metros de altura e pesando cerca de 330 toneladas – são recipientes resistentes à pressão feitos de aço forte de baixa liga (aço com no máximo 5% de elemento de liga).

Cada gerador de vapor contém mais de 4.500 tubos de transferência de calor feitos de TT690, uma liga de níquel, cromo e ferro de última geração, especialmente tratadagerador de vapor termicamente para maior resistência à corrosão. Sua fabricação exige alta precisão de usinagem – da ordem de 0,01 mm – disse a MHI.

A MHI já forneceu cerca de 31 geradores de vapor de reposição para reatores na França, Bélgica e Estados Unidos. Quinze destes foram fornecidos à EDF, que está  substituindo os geradores de vapor nas suas centrais PWR que iniciaram operações na década de 1980 como parte dos planos para prolongar os períodos de funcionamento das centrais para além dos 40 anos. A MHI foi selecionada para fornecer os geradores de vapor através de um processo de licitação internacional e recebeu o pedido em conjunto com seu colaborador de longa data a  Onet Technologies de Marselha, França.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of