A OEC COMEMORA A CONQUISTA DO SELO DE OURO PELO GERENCIAMENTO DAS EMISSÕES DE GAS DE EFEITO ESTUFA

ODEBRECHT ECUADORA construtora OEC e suas empresas subsidiárias no Brasil estão comemorando porque acabam de ser certificadas, pela oitava vez de forma ininterrupta, com o grau máximo do Programa GHG Protocol – ferramenta utilizada por empresas e governos para entender, quantificar e gerenciar emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Entre as 111 empresas que receberam o Selo Ouro, a OEC foi a única do setor de construção pesada, reforçando o compromisso com o clima e suas diretrizes de sustentabilidade. Dois exemplos de boas práticas avaliadas pelo GHG Protocol foram as ações voltadas ao reuso de efluentes e ao reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos. Neste período, o inventário das empresas apresentou uma redução de 44% das emissões ligadas a destinação final de rejeitos em aterros ou estações de tratamentos de efluentes. A empresa realiza o inventário de suas fontes emissoras de GEE em todas as obras e faz a verificação externa de seus relatórios desde 2010, tendo se tornado referência em sua área de atuação nos debates sobre baixo carbono.

Para Cauê Borges Maia (foto à direita), responsável pela produção do inventário na OEC o ano de 2022 será ainda mais desafiador. “Temos como objetivo aperfeiçoarCAUÊ nossas ações, aumentando o desempenho e identificando possíveis aprimoramentos”, disse Maia. Além dele, mais de 30 profissionais atuam em todos os países com operação da empresa e se engajam na elaboração do inventário. “Traçamos metas em todas as obras para que possamos melhorar nossos índices e reduzir ainda mais a emissão de GEE”, acrescentou.

Além da certificação máxima do GHG Protocol, a OEC mantém outras iniciativas voltadas ao clima. A mitigação dos impactos do setor produtivo e a promoção de ações para a sua adaptação às mudanças do clima tem especial relevância para a construção civil, para a empresa, estão relacionadas ao equilíbrio ambiental e à qualidade de vida das pessoas no entorno das grandes obras de infraestrutura. A OEC definiu estratégias para a redução de suas emissões de acordo com a realidade e potencial de cada obra. Em um comunicado, a companhia diz que “a redução das emissões brutas e a intensidade de emissões aferida pela OEC refletem as características do portfólio de obras e demonstram os esforços empregados para a otimização dos processos internos, em especial, do consumo de combustíveis fósseis”.

Sustentabilidade

Sustentabilidade

Algumas ações implementadas nos últimos anos e que exemplificam esta afirmação são a conclusão da monitoria independente realizada por representantes indicados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos e Ministério Público brasileiro, que culminou com a conquista da certificação internacional antissuborno ISO 37001, no início deste ano.  No campo da sustentabilidade, além da gestão de emissões, a empresa realizou no último ano 1,2 milhões de horas de treinamento e alcançou 79% de reaproveitamento de resíduos sólidos em suas obras.

O GHG Protocol estabelece estruturas padronizadas globais e abrangentes para medir e gerenciar as emissões dos gases em operações dos setores público e privado, cadeias de valor e ações de mitigação. Com base em uma parceria de 20 anos entre o World Resources Institute (WRI) e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), o GHG Protocol trabalha com governos, associações industriais, ONGs, empresas e outras organizações.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of