A PROFISSIONALIZAÇÃO DO USO DE DRONES FAZ O MERCADO ABSORVER EQUIPAMENTOS COM MÚLTIPLAS FINALIDADES | Petronotícias





A PROFISSIONALIZAÇÃO DO USO DE DRONES FAZ O MERCADO ABSORVER EQUIPAMENTOS COM MÚLTIPLAS FINALIDADES

gande,A profissionalização do mercado de drones vem abrindo inúmeras oportunidades de negócios no Brasil, especialmente nos setores de segurança, inspeções, logística e agricultura, que usam ao máximo as potencialidades desses equipamentos não tripulados. Esse é um cenário que será amplamente apresentado, seja em forma de equipamentos e serviços ou durante a programação de seminários e cursos da DroneShow Robotics 2024, evento organizado pela MundoGEO e que será realizado entre 21 e 23 de maio de 2024, no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo. O que há alguns anos era uma grande novidade, a entrega de refeições por drones já é comum em determinados mercados brasileiros, mas para além do delivery de comida, os drones avançam para o transporte de outros produtos, de variados tamanhos e pesos, atendendo segmentos bem distintos. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou recentemente o transporte de substâncias biológicas de categoria B — materiais, análises clínicas e outros.

O CEO da MundoGEO, Emerson Granemann, que organiza o evento, disse que “Gradualmente as operações de drones na logística indoor e delivery no ambiente rural vão crescendo devido ao baixo risco, entretanto com o avanço da tecnologia embarcada e os recursos de segurança ficando mais robustos as liberações para voos em áreas urbanas em rotas previamente estabelecidas tendem a crescer exponencialmente.” Veja alguns tipos de drones que estarão nesta exposição:

Agras T50 (foto à direita) leva as operações agrícolas realizadas por drones a novos patamares. Ele herda um poderoso sistema de propulsão coaxial de rotor duplo e uma estruturaNCA resistente a torque de tipo dividido para estabilidade superior ao transportar cargas de 40 kg de pulverização ou 50 kg de dispersão. O T50 utiliza um sistema de pulverização por atomização dupla, radares de matriz por fases frontais e traseiros e um sistema de visão binocular. O T50 distingue-se em vários cenários, desde o levantamento topográfico até a pulverização e dispersão, garantindo operações e desempenho estáveis.

FLYADroneElios 3, lançado em 2022,especialmente em espaços confinados e de difícil acesso, como tanques de armazenamento, dutos, túneis, minas e estruturas complexas. Uma das características marcantes do Elios 3 é sua capacidade de voar de forma estável e segura em ambientes confinados, graças ao seu design à prova de colisões e ao sistema de estabilização avançado. Além disso, possui uma câmera de alta resolução que permite a captura de imagens nítidas e detalhadas mesmo em condições de iluminação adversas.

 

Drone:  SPECTRAL 2, modelo fabricado pela própria NUVEM UAV, lançado em 2020, utilizado para mapeamento topográfico e mapeamento multiespectral em

NUVEM aplicações em Agricultura, mineração e projetos de cadastro de cidades, rodovias e ferrovias. É o único drone elétrico do mercado, com 1 hora de autonomia, capaz de mapear mais de 2 mil hectares por dia em alta resolução, competindo diretamente com as principais marcas de aeronaves de asa fixa do mercado. Além disso, é multissensorial, sendo possível usar câmeras para Aerofotogrametria, sensores multiespectrais e termais, possibilitando o desenvolvimento de produtos em diversas aplicações como agronegócio, mineração, energia e infraestrutura. Entre os destaques está a capacidade de mergulhar e emitir alertas sonoros, entre outras características.

 

MERCODrone: TopXGun FP 600, com lançamento oficial para o Brasil no evento DroneShow Robotics.  O equipamento possui sistema de pulverização de 4 bicos elétricos centrífugos, radar e câmeras frontais e traseiras, e é extremamente ágil em suas manobras, oferecendo os melhores rendimentos operacionais para pulverização agrícola e aplicação de produtos.  Além disso, é fácil de operar e vem com controle, sistema completo com drones, base RTK, tanques para líquidos e sólidos, misturador de calda, gerador, carregador, manutenção preventiva e um alto padrão de pós-vendas estabelecido para o Brasil.

SKYDrone: SkyClean, lançado no final de 2023, o drone é utilizada para lavagem de alta pressão em alturas (limpeza de fachadas, vidraças, estruturas verticais etc.)

 Desempenha um trabalho com a mesma pressão de uma lava jato industrial, o modelo inicial pode subir até 30 metros de altura, podendo ser utilizado tanto com água quanto com químicos para limpeza das superfícies.

XMARP Nauru 1000C, optrônico estabilizado – gimbal XSIS 222A, contêiner para transporte e operações com estações de controle, radares GMTI e scanners 3D, Terminais de Transmissão de Dados e Terminal de Enlace de Dados.

Aplicação: Vigilância, segurança e monitoramento de fronteiras. Em assinatura de MoU com a MBDA, maior empresa de mísseis da Europa, o Nauru 1000C poderá ser integrado com os mísseis Enforcer Air e se tornando o primeiro drone armado do Brasil.

Pardini transportou em parceria com a Speedbird Aero, pela primeira vez, amostras biológicas de pacientes como testes do pezinho e exames toxicológicos, emSPEED Salvador (BA). Para isso, foi utilizada a aeronave DLV2, que tem capacidade para transportar até 5,8 kg, podendo voar a uma distância de até 15 km do ponto de decolagem.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of