NAO DELETAR
HMFLOW

A RADIANT ESTÁ TRANSORTANDO UM MICRORREATOR PELAS ESTRADAS PARA TESTES ANTES QUE SEJA ENTREGUE PARA A FORÇA AÉREA AMERICANA

Há pouco tempo víamos desenhos de microrreatores sendo transportados por caminhões, barcaças, em imagens apenas ilustrativas. Hoje, vemos uma realidade. Um exemplo disso é o transporte que   Radiant  fez um microrreator – projetado para ser transportável – que está sendo levado da Califórnia para a plataforma de testes DOME no Laboratório Nacional de Idaho na carroceria de um caminhão. “Dissemos que faríamos um microrreator que pudesse ser transportado por terra, mar e ar. E fizemos. O Kaleidos está viajando mais de 1.600 quilômetros em um reboque“, afirmou a empresa.   O reator da Radiant foi selecionado no ano passado para ser testado no banco de testes DOME (Demonstração de Experimentos com Microreatores), onde a estrutura de contenção reaproveitada de um antigo reator experimental reprodutor oferece um ambiente seguro para testar conceitos de reatores experimentais e coletar dados de desempenho. A Radiant realizará um programa de testes de desenvolvimento de reator em cinco fases nas instalações, progredindo da criticidade de potência zero até a geração de calor e energia plenos e operação contínua por 150 horas sem intervenção do operador, um marco crucial para comprovar sua prontidão comercial.

A unidade que está a caminho de Idaho não é uma versão simplificada”, disse a Radiant. “O Kaleidos tem o mesmo projeto, na mesma escala, com a mesma carga de combustível comercial, e será produzido na fábrica R-50 da Radiant em Oak Ridge e enviado aos clientes. Cada fase de testes pela qual passa, desde a criticidade até a operação térmica de 1 MWe, passando pela potência máxima, e culminando em um teste contínuo de 150 horas sem intervenção do operador, gera dados que alimentam diretamente o pedido de licença da Radiant junto à NRC (Comissão Reguladora Nuclear dos EUA) e reduzem os riscos de fabricação e implantação em escala comercial.

Uma vez instalado dentro da cúpula, o reator será abastecido sob a supervisão do Departamento de Energia dos EUA e do INL com combustível isotrópico triestrutural (TRISO), fabricado pela Standard Nuclear de acordo com as especificações da Radiant no início deste ano. A campanha de testes está prevista para ser concluída no terceiro trimestre deste ano. Simultaneamente, o pedido de licença Parte 70 da Radiant para sua unidade de produção de microrreatores R-50 em Oak Ridge, Tennessee, está sendo analisado pela Comissão Reguladora Nuclear dos EUA, com aprovação prevista para o último trimestre do ano. A Radiant assinou um acordo com a Força Aérea dos EUA para entregar seu primeiro microrreator comercial a uma instalação militar, a Base Espacial Buckley, até 2028. “A campanha de testes da Radiant garantirá que entreguemos o Kaleidos à Base Espacial Buckley até 2028″, afirmou a empresa.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários