A TELESPAZIO VAI CONSTRUIR UM NOVO ACESSO DE SATÉLITE PARA ONEWEB EM UM TELEPORTO EM MARICÁ
A Telespazio, uma joint venture da italiana Leonardo (67%) e a Thales (33%), através de sua subsidiária Telespazio Brasil, fornecerá à OneWeb, empresa de comunicações via satélite de órbita baixa da Terra, uma infraestrutura e serviços para um novo acesso de satélites em seu teleporto em Maricá, no Estado do Rio de Janeiro. A constelação de 648 satélites da OneWeb fornecerá internet de alta velocidade, comunicações de alta segurança para instituições governamentais, defesa, indústrias de petróleo e aviação, e navegação, além de empresas de telefonia móvel que trazem 3G, 4G e 5G para todas as partes do Brasil. Até o momento, a OneWeb já lançou dois terços de sua constelação, totalizando 428 satélites em órbita. O lançamento dos satélites deve ser concluído ainda este ano.
A cerimônia de lançamento da pedra fundamental foi realizada hoje (14), em Maricá. A construção do acesso no teleporto de Maricá é resultado de uma parceria entre a Telespazio e a OneWeb, que começou em 2019 com a construção do portal para o sistema de satélite instalado no Centro Espacial de Scanzano, na província de Palermo, que hoje conta com 14 antenas operacionais. “Estamos muito felizes que a One Web tenha escolhido a Telespazio novamente. Hoje, no teleporto de Maricá, iniciamos um trabalho voltado para a hospedagem dos acessos de satélite que estarão em funcionamento em toda a América Latina até o final do ano, mesmo período em que a constelação da OneWeb começará a iniciar serviços globais com sua rede”, disse o CEO da Telespazio Brasil, Marzio Laurenti. “A Telespazio também está reforçando seu papel como operadora internacional de serviços por satélite, oferecendo soluções de segmento terrestre para constelações de satélites de baixa órbita em larga escala”, acrescentou o executivo.
O Vice-Presidente da Leonardo na América Latina, Francesco Moliterni, disse que esse novo sucesso na região consolida ainda mais a posição de liderança de empresa na indústria espacial em todo o mundo. “Estamos reforçando a presença de um Grupo que atua no Brasil desde os anos 70, com o desenvolvimento e produção de aviões de combate AM-X até o fornecimento de helicópteros que operam em diversas configurações nos setores VIP, de óleo e gás civis, das forças policiais, radar aviônico, radar naval, além de produtos e serviços espaciais. A Leonardo também está presente na segurança ambiental e territorial no Brasil, com radar meteorológico operando fora do sistema nacional de monitoramento e alerta do país para desastres naturais e para serviços de satélite com a Telespazio Brasil”, afirmou.
Já o Chefe de Assuntos Regulatórios e Governamentais da OneWeb, Christopher Casarrubias, reconheceu que este é um importante acordo para a empresa, que fortalece a parceria de longa data com a Telespazio. “Trabalhando juntos, forneceremos internet de alta velocidade e baixa latência para uma variedade de indústrias e instituições governamentais, expandindo significativamente a conectividade em todo o Brasil e fazendo um investimento de longo prazo na infraestrutura de satélites do país. À medida que avançamos continuamente para construir nossa rede global, a OneWeb espera desempenhar um papel importante na conexão de partes remotas e rurais da América Latina com o apoio de parceiros locais”, concluiu.
Deixe seu comentário